Olá Carmem  - Porto Alegre / RS. Quanto à pergunta respondo que o melhor neste caso é decidir pelo bom senso, o respeito que temos a Palavra de Deus. Falar em heresia neste caso, penso que é um uso deslocado.

 

Francamente, eu posso te dizer Carmen, aquilo que eu já vi e que o ser humano faz com a Bíblia é assustador. Penso que estas atitudes que eu já vivi sejam erradas e que não ajudam as pessoas se aproximarem de Deus. Entretanto eu posso afirmar o que eu vi e presenciei não diminui em nada meu amor a palavra de Deus.

 

Eu já vi na Via Dolorosa em Jerusalém, Israel ambulantes árabes vendendo os chamados “kibis” e entregarem para o compradores de “kibis” enrolados em uma folha do Novo Testamento, papel de primeira qualidade, mas que para o vendedor árabe o texto escrito no papel em grego do Novo Testamento nada significava. Vi Bíblias jogadas nos cantos de janelas e portas das casas comerciais etc...as dezenas, Bíblias estas que eram distribuídas com um prato de comida aos moradores de rua por pessoas voluntarias, que imaginam que o simples toque destas pessoas na Bíblia iriam converte-las. Estas pessoas que distribuíam Bíblias e alimentos eram voluntárias de Igrejas e ONGS e acreditam na solidariedade humana. É claro muitos destes moradores de rua que recebiam estas Bíblias eram analfabetos, outros não podiam carregar mais um livro na mochila e abandonavam as Bíblias pesadas em qualquer lugar, ou a vida os tornara ateus. Vi exemplares de Bíblias jogadas em latas de lixo junto com roupas, sobras de comidas, nos lixos dos albergues noturnos que abrigam os sem tetos durante a noite. No início ajuntei algumas Bíblias, pois estavam ainda limpas sem o óleo dos alimentos, mas depois passei a entender que a Bíblia quem dá o verdadeiro valor é a pessoa mesma. Nossa presidente Dilma, se diz católica, até freqüentou colégio de freiras, mas na primeira semana de seu mandato tirou o crucifixo e a Bíblia de seu gabinete, ainda sou do grupo dos que acreditam que o gesto da Presidenta Dilma foi apenas um gesto simbólico...

 

Por tudo isto Carmen penso que ler no banheiro a Bíblia, embora muitos gostem de ler revistas, jornais, etc... não é o indicado. E mais ainda a Bíblia é um livro volumoso, que usamos depois na sala da casa, lemos para entrar em contato com Deus, na Igreja que freqüentamos. A leitura da Bíblia e seu manuseio nos ajudam a meditar a palavra de Deus, a conversar com Deus e a pensar na vida. O melhor lugar para que isto aconteça, acredito eu não é o banheiro... é questão de bom senso.