Olá Fernanda?

Qual o livro da bíblia que se encontra a passagem...

Um texto magnífico que seguidamente estamos ouvindo e que confirmam a tua pergunta e a do livro de Eclesiastes capítulo 3 versículos 1-9.

 

Respondendo a pergunta, o versículo um assim diz:

“1 Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”

 

O escrito segue com a mesma temática até o versículo 9 com uma beleza sem igual assim está:

“2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3 tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;

4 tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5 tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar,

 e tempo de abster-se de abraçar;

6 tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;

7 tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8 tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

 

O livro do Eclesiastes

O nome do livro Eclesiastes segue a tradução da Septuaginta. Sendo que na Bíblia hebraica é chamado por Qohelet. Em uma tradução mais facilitada para o português pode se entender como "pregador", ou alguém que dirige uma reunião. Considerado um escrito sapiencial preocupando-se com a vida do ser humano em suas diversas manifestações. O leitor desavisado pode considerar o livro muito pessimista e assim o conteúdo que aos poucos vai sendo apresentado. O Eclesiastes pode desconcertar o estudioso da palavra de Deus. Existe um questionamento muito grande, ele analisa e toma uma posição. Os aspectos culturais que aparecem e a opressão não escapam de seu olhar aguçado e da critica. O livro quer mostrar que o povo simples não aceita a sabedoria vinda dos grandes que se aliam a presença dos Gregos dominadores e a cultura que impunham na época. O livro do Eclesiastes se esforça para entender o sentido da existência e apresentar uma proposta nova para o ser humano viver e encontrar a felicidade. O livro apresenta a condição do povo que vivia na Palestina, por volta do século III a.C.

 

Comentando o texto.....

“Há tempo para nascer, tempo para morrer ...” Como vamos conhecer o tempo. Eis a questão central de Ecl 3,1-15. O texto vai trabalhando a questão do tempo e dá a ele um sentido final.

O autor quer nos ajudar a descobrir qual o tempo certo para cada ação empreendida na nossa vida diária. Quer mostrar a sabedoria que a pessoa deve ter em distinguir o tempo útil e oportuno, do tempo desperdiçado. A construção da história acontece com aqueles que fazem da sua vida uma ação nos momentos adequados. A história se desenvolve com aqueles que descobrem o sentido profundo e duradouro de cada instante da vida.

Qohelet quer nos ensinar que a eternidade acontece a partir dos fatos mais corriqueiros do dia a dia como: comer, beber, amar, trabalhar descansar.