Olá Letícia!  de Guarujá

Vamos encontrar esta passagem de Ezequiel que fala da morte de sua esposa no conjunto de três ilustrações que vão explicar a queda de Jerusalém: duas meretrizes, uma panela e um viúvo e outras mensagens de castigos merecidos no texto de Ezequiel 23,1 – 24,27.

 

O texto mostra a mensagem de Deus através de Ezequiel na qual Deus reforça sua mensagem, indica os motivos e faz entender o porquê do castigo ao povo que se mostrava tão rebelde. Aparecem nos capítulos, três ilustrações que explicam sobre a queda de Jerusalém. Na primeira, ilustração ele compara Israel e Judá a duas irmãs adúlteras e mostra que este pecado é grave levará ao castigo e a morte Jerusalém e seus habitantes. Na outra ilustração, os habitantes de Jerusalém são comparados à carne colocada em numa panela enferrujada e estragada, uma panela que não pode ser purificada mesmo se levada ao fogo.

E a ultima ilustração motivo desta pergunta e resposta é usada a morte da mulher de Ezequiel para mostrar a destruição do templo, o orgulho dos habitantes de Jerusalém frente aos outros povos e a delícia dos olhos do povo.

 

As circunstâncias da Morte da Mulher de Ezequiel Representa a Destruição do Templo (Ez 24,15-27)

Das três ilustrações citadas anteriormente esta que fala das circunstâncias da morte da mulher de Ezequiel é a mais dramática em seu trabalho de profeta e a mais difícil. Deus falou para Ezequiel que a sua mulher ia morrer de repente, e que ele não poderia lamentar por ela (Ez 24,15-17)

“Pela manhã, ele falou ao povo e, à tarde, a mulher dele morreu. No dia seguinte, ele fez o que Deus mandou e não lamentou pela mulher” (Ez 24,18)

“Quando o povo perguntou sobre o significado de tudo isso, ele explicou (Ez 24,19-24)

“Deus falou que ele tiraria a “delícia” dos olhos do povo – o templo em Jerusalém, em e os filhos deles seriam mortos” (Ez 24,19-21)

O texto do profeta ainda continua: “Ezequiel não teria outras revelações de Deus até chegar um mensageiro com a notícia da destruição do templo” (Ez 24,25-27)

 

Concluindo:

Ezequiel não poupou esforços para mostrar ao povo a justiça de Deus que estava na iminência de ser aplicada e tentava chamar o povo rebelde ao arrependimento sincero. As ilustrações vistas acima foram tentativas de avisar o povo, chegando até ao ponto de aceitar, sem lamentações expostas, a morte de sua mulher.

Entretanto já era tarde demais para salvar os moradores de Jerusalém, mas Ezequiel ainda lutava para resgatar alguns dos restantes entre o