Olá Paulo Henrique.

Na Biblia aparecem duas referências a duas pessoas com o nome de Lázaro: em Lc 16,20-31 é um mendigo e o outro em Jo 11,1-46 e em Jo 12,2.9-11, é o irmão de Marta e Maria e que morava em Betânia.  Realmente pelas diferenças das características em cada um deles é apresentado, não pode tratar-se da mesma pessoa como você mesmo aponta.

 

O Lázaro mendigo de Lc 16,20-31 não tem ninguém por ele, é sozinho e  indigente. Ele é citado por Jesus para apresentar a comparação com o rico que era completamente insensível a situação de mendicância de Lázaro que estava à sua porta e nem sequer recebeu alimento para poder sobreviver. O texto de Lucas quer nos alertar para a necessidade de ouvir e praticar a Palavra de Deus, que nos indica a necessidade do amor fraterno: “o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”(  Jo 15,12) e da atenção necessária a toda pessoa empobrecida cf. Dt 15,7: “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma de tuas cidades, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as tuas mãos a teu irmão pobre”.

 

O Lázaro, irmão de Marta e Maria, que é apresentado por João, em Jo 12,1-8, tem família e não há no texto nenhuma referência a ele ser uma pessoa com necessidades financeiras, pois oferece uma ceia a Jesus e seus amigos. Ele é amigo de Jesus e amado por ele: “Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas (Jo 11,3) e em Jo 11,5, encontramos: “Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro”. Este é uma pessoa com família e amada por Jesus, o outro em Lucas não tem família e não é amado pelas pessoas que estão a sua volta. Mas ele é amado por Deus.

 

Peçamos a Deus que saibamos agir com amor fraterno para com todas as pessoas a quem encontramos em nossa vida, estando sempre atentos às suas necessidades.