Olá Ana!

A resposta sobre o Evangelho que relata o maior número de milagres, não deixa de ser interessante! Pois a compreensão desta realidade de uma forma mais ampla ajuda-nos a entender e a interpretar os milagres. Encontras milagres nos evangelhos Sinóticos (Mateus, Lucas e Marcos), com muita semelhança narrativa e aproximadamente no mesmo número. Os milagres em João aparecem na primeira parte do seu Evangelho, são chamados de sinais e encontramos em número de 7. A esta primeira parte do evangelho de João muitos autores chamam livro dos sinais.

 

Resta considerar qual dos Evangelhos Sinóticos que aparecem os milagres em maior número. Deparamos com a dificuldade em classificar nos Evangelhos Sinóticos os milagres que aparecem em forma de 2 milagres. Muitos colocam como sendo um só. Assim a contagem do número torna-se diferente. Muitos autores colocam o evangelho de Marcos o primeiro a ser escrito com o maior número de milagres.

 

O número dos milagres nos Evangelhos.

Optamos por esta classificação:

Os Evangelhos relatam 35 milagres realizados por Jesus: Mt menciona 20 deles; Lc 20; Mc 18;e Jo 7 milagres.

 

Tipos de milagres realizados por Jesus

Os milagres assim poderíamos agrupar: 17 curas físicas; 9 sobre as forças da natureza; 6 curas de endemoninhados (exorcismos); 3 ressurreições. Totalizando nos evangelhos 35 milagres realizados por Cristo. Sabemos que Cristo realizou muito mais milagres. Por isto João escreveu:

 

“E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.” (Jo 21,25).

Porém os milagres escritos e relatados tinham um objetivo, segundo João:

 

“estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20,31)

 

Conclusão:

Para os incrédulos os Milagres parecem impossíveis. Por isso eles os tratam como lendas ou mesmo modos de falar dos evangelistas. Entretanto negar os milagres de Jesus é negar os Evangelhos. Os milagres fazem parte da missão de Jesus. São sinais (conforme o evangelho de João) que nos revelam o poder de Deus. Os Milagres de Cristo querem afirmá-lo como filho de Deus passando ser sinais de sua divindade. Pertencem a iniciativa Divina, concedendo graças quando quer, a quem quer e por intermédio de quem quer.