Olá Alessandra Silva – Taboão da Serra - SP

Os apóstolos foram os discípulos que estavam mais perto de Jesus durante seu Ministério e vida Pública. Eles foram escolhidos por Jesus se pode dizer “a dedo”. Jesus concedeu a eles o poder de expulsar os demônios, curar doentes e divulgar a boa nova, o evangelho até os confins do mundo.

 

Os nomes dos apóstolos são conhecidos, pois o próprio texto dos evangelhos mostra um elenco dos 12 apóstolos, com seus nomes. Os evangelhos sinóticos e o livro dos Atos dos Apóstolos (Conf. Mt 2-4; Mc 3,16-19; Lc 6,14-16; At 1,13) apresenta uma relação dos nomes.

 

Olhando esta lista dos nomes podemos dividi-lá em três grupos.

Primeiro grupo de apóstolos:

- Pedro também chamado Petrós = Pedra

- André irmão de Pedro

- Tiago e João que eram pescadores na Galiléia

 

Segundo grupo:

Felipe de Betsaida

- Bartolomeu identificado como Natanael

- Tomé chamado de Dídimo (gêmeo)

- Mateus o cobrador de impostos

 

Terceiro grupo:

- Judas Iscariot que se enforcou após a morte de Jesus

- Simão do grupo dos Zelotes

- Tiago filho de Alfeu

- e Judas Tadeu

 

Este é o grupo dos apóstolos que Jesus escolheu para dar continuidade a seu ministério e evangelização. Dois deles escreveram os evangelhos, Mateus e João e deixaram por escrito os ensinamentos de Jesus. Nos evangelhos encontramos os textos que eram utilizados nas comunidades para se manterem unidas e atuantes.

 

Com o mesmo assunto “profissão dos apóstolos” o colega Luiz Rosa respondeu a pergunta enviada por um seguidor do site. Poderá ser consultada para uma melhor compreensão do tema.