Biblia é um nome que deriva do grego biblos, que significa livro, cujo plural é biblia (livros), hoje usado, no português, como um substantivo singular. De fato a bíblia é um conjunto de livros escritos em diferentes tempos, por diferentes autores. Entre o primeiro texto escrito até o último livro da bíblia, escrito por volta do ano 100 depois de Cristo, existe um período de tempo ao redor de mil anos.

A Bíblia é uma pequena biblioteca, dividida em duas partes. A primeira é chamada Antigo Testamento e a segunda Novo Testamento. O Antigo Testamento compreende livros que foram escritos antes de Cristo e o Novo aqueles que foram escritos após a vinda de Cristo.

O número de livros da Bíblia muda de acordo com as confissões cristãs. Podemos dizer, sem entrar em ulteriores detalhes, que existem duas bíblias, aquela católica e aquela da igreja da reforma, os evangélicos. A bíblia católica é formada por 73 livros enquanto que a bíblia dos evangélicos tem 66 livros. Todas as bíblias têm 27 livros para o Novo Testamento, mas a diferença se encontra no Antigo Testamento.

A igreja católica aceita, como livros bíblicos, 7 livros do Antigo Testamento, que foram escritos em grego, enquanto todos os demais foram escritos em hebraico. Esses livros são: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. A igreja protestante não incluiu esses livros na sua bíblia respeitando a tradição judaica, que retém que apenas os livros em hebraico são inspirados por Deus e, portanto, aqueles em grego, mesmo sendo valiosos, não fazem parte das Sagradas Escrituras.