Olá Flávio. Você quer perguntar a respeito dos 144.000 salvos, OK?

Esses 144.000 que aparecem no livro do Apocalipse em 7,4 e em 14,1-5, são os assinalados na fronte com o nome do Cordeiro e de seu Pai. É a forma de referir-se aos santos marcados e salvos. Mas também é uma abrangência a todo o Povo de Deus, o povo santo, que está completo e organizado. É o povo que guarda a Palavra de Deus e que dá Testemunho do Cordeiro. São todos os justos que não se afastam da Lei de Deus e que mostram ao Império, pela sua fé em Jesus, que o poder de Deus é maior que o poder do Império.

Não podemos esquecer a finalidade do livro do Apocalipse em sua época: animar as comunidades cristãs que estavam ameaçadas pelo Império Romano, para que elas resistissem e permanecessem fiéis a Deus por meio de Jesus Cristo.

O número 144.000 na Bíblia tem o significado de grande perfeição e totalidade. Por isso é o povo perfeito, a totalidade que diante de Deus permanece com sua marca e não com a marca do Império. É o povo que está assinalado, que pertence a Deus, pela sua conduta ou prática sempre fiel a Deus.

Para nós, hoje, é também um alerta e ânimo para resistirmos a tudo o que nos quer afastar de Deus, a todos os “impérios” que querem nos desviar e impedir de sermos pessoas justas, íntegras, solidárias, fraternas, fiéis a Deus e à sua lei. Pelo Batismo estamos selados e assinalados como pertencentes a Deus. Compete, agora, a cada um de nós procurarmos sempre manter esse sinal visível e atuante em nossa vida pela fidelidade a Deus.