Olá Flávio Barbosa Lima - São Paulo / SP!

 

As dúvidas com respeito ao autor do Apocalipse:

A primeira vista parece muito fácil responder a pergunta a respeito do autor do apocalipse. Mas nos últimos tempos aquilo que parecia tão certo a respeito do autor passou para o campo das indagações e dúvidas. Mas no final de contas aquilo que não se pode ter certeza absoluta, passamos acreditar nas argumentações que são mais convincentes.

 

O que o texto nos apresenta:

No próprio texto do livro do Apocalipse aparece a apresentação do autor.

“Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação”. (Ap 1,9)

Sua auto apresentação é peculiar, pois nela não aparece a invocação de nenhum título que possa identificar tais como: apóstolo, presbítero, evangelista ou profeta. Mas simplesmente ele se auto apresenta como irmão e companheiro na tribulação. Ele dá a entender que faz parte do grupo que esta sendo perseguido pela fúria do Império Romano, e procura dar esperança a este grupo.

 

As dúvidas da autoria do Apocalipse:

O texto nos apresenta em quatro momentos o nome João como sendo autor do Apocalipse. Justamente na abertura do evangelho na parte introdutiva (Ap 1,1.4.9) e no seu fechamento conclusivo (Ap 22,8). Agora a pergunta. Quem é esse João? É ele o Apóstolo? E o mesmo que escreveu o Evangelho?

 

Duas explicações.

Um primeiro grupo de escritores do início do cristianismo argumenta em seus escritos como sendo João o autor do Apocalipse. Esta tradição identifica o nome João que aparece no Apocalipse como o mesmo que redigiu o quarto Evangelho.

Outra tradição apresentada por Eusébio que viveu entre 265-339 afirma que o nome do autor João trata-se de um presbítero, um ancião que era diferente do Apostolo João. Sabemos que na literatura apocalíptica seus autores procuravam se esconder sob o nome de alguma personagem do passado. Exemplos temos encontrado com Moises, Elias, Daniel, Enoc. Portanto podemos dizer que o autor tenha se escondido no nome João cuja memória era viva na Comunidade. Sendo profundo conhecedor dos problemas das comunidades ele escreve para às sete Igrejas que representavam a todas as comunidades. Tem uma mensagem de Deus e sofre junto com todos a perseguição.

Partindo destes pressupostos fica difícil chegar a uma conclusão.

Apesar desta dificuldade entre os estudiosos existe uma aceitação que o mesmo autor do Evangelho João, o evangelista João também é o autor do Apocalipse. Existem ligações fortes na forma de apresentação do texto e admitem-se semelhanças no texto de um ou de outro. Citamos apenas um exemplo os números. No evangelho de João encontramos muito o número sete a começar com os sete sinais de Jesus, e no Apocalipse aparecem sete Igrejas, sete Taças etc. Se admitíssemos outro autor que não fosse João este autor provalvemente seria um membro da Comunidade Joanina.

 

Esquema do livro do Apocalipse

O livro do Apocalipse é composto de 22 capítulos que assim se apresentam: (forma simplificada)

Introdução e Cartas as Igrejas: 1,4-3,22

Primeira Parte: Deus liberta o seu Povo – 3,1-11,19

Segunda Parte: O julgamento de Deus – 12,1-22,5

Conclusão : 22,6-21.