Olá Flavio Barbosa Lima (São Paulo)

Penso que poderei responder tua pergunta a partir dos evangelistas do Novo Testamento. Existem outros evangelhos os chamados apócrifos que não interessa colocar na resposta da pergunta.

Encontramos, portanto no Novo Testamento quatro evangelhos escritos pelos quatro evangelistas conhecidos em nossas leituras do Novo Testamento. A ordem destes evangelhos segundo o Novo Testamento é: Mateus, Marcos, Lucas e João. Mas em ordem cronológica para estudos com mais detalhes seguem a seguinte ordem: Evangelho de Marcos escrito por Marcos na cidade de Roma no ano de (64 d. ?); evangelho de Mateus escrito por Mateus em Jerusalém para comunidade de Judeus cristão (70 d.C); evangelho de Lucas escrito por Lucas em Antioquia para os gentios por volta de (80 d.C), estes três evangelhos são chamados de sinóticos, pois tem muitas semelhanças entre si e podem ser comparados em seus textos e feitos estudos a partir destas comparações e o evangelho de João escrito por João para a comunidade dos gentios na Ásia Menor em Éfeso (95 d.C.).

 

Os evangelhos narram à vida de Jesus, mas nem todos os detalhes, a riqueza esta nos textos que eram utilizados, estes textos eram significativos para o grupo, lidos e repetidos inicialmente em forma oral, mas depois foram escrito pelos evangelistas as comunidades espalhadas pelo Império Romano. A palavra de Jesus servia para iluminar os fatos da vida da comunidade.

 

Os evangelistas João e Mateus foram apóstolos de Jesus, entretanto Marcos foi um discípulo de Paulo no início e depois foi uma espécie de secretário de Pedro em Roma e Lucas, de profissão médico acompanhou Paulo na difusão do evangelho no mundo pagão.

Outros evangelhos tais como, Evangelho de Tomé, Evangelho de Pedro, Evangelho de Nicodemos, Evangelho de Bartolomeu, Evangelho de Marcião etc... não encontramos no cânon bíblico. Porém esses escritos, alguns deles com tendências gnósticas surgiram mais tarde e contam histórias fantasiosas de Jesus ou doutrinas de grupos particulares, por este motivo rejeitados pela tradição.

 

Nota: em 16/10/2007, o colega Luiz Rosa respondeu pergunta semelhante: Quantos são os evangelhos e quais os nomes dos evangelistas? A resposta esta muito bem formulada e merece ser consultada.