Olá! Neide Regina (São Paulo)

 

A história de Verônica.

O nome de Verônica esta muito perto de nós, pois existem muitas mulheres que se chamam Verônica e a sexta estação da Via Sacra lembra o fato de Verônica que enxuga o rosto de Jesus. A Via Sacra serve como preparação a festa da Páscoa sendo celebrada nas Igrejas Católicas, nas famílias e pelas ruas das cidades. Por isto este fato é por demais conhecido.

Neide Regina, tua preocupação em localizar o fato acontecido com Verônica e Jesus na história da Paixão é verdadeiro, mas ele não aparece na forma escrita nos evangelhos. Vamos encontrar a narrativa no evangelho apócrifo chamado “Atos de Pilatos”. Nos dias de hoje os evangelhos apócrifos estão sendo lidos e estudados para termos uma maior compreensão das narrativas dos 4 evangelhos.

 

Atitude solidária de Verônica

Mas nem por isso a falta do texto escrito nos evangelhos  deve nos induzir a menosprezar a atitude de Verônica que na história da paixão faz um contraste muito importante entre a brutalidade dos soldados Romanos e a solidariedade das mulheres ali presentes.

Neste Site já foi respondida uma pergunta que trata deste mesmo  assunto. Uma pergunta semelhante foi feita por Fabiano (Salvador), com comentários. No meu ponto de vista muito bem respondida e penso que servirá também de resposta a tua pergunta sobre o nome do pano que Verônica usou.

 

Concluindo:

Embora não encontramos na historia da Paixão dos quatro evangelhos a descrição do fato de Verônica e Jesus que possam provar sua historicidade. Não existe uma obrigatoriedade em aceitar o fato descrito nos evangelhos apócrifos como verdadeiro. Mas nem por isso perde de importância a riqueza do ensinamento deixado por Verônica. A narrativa mostra na descrição feita pelos evangelhos apócrifos o grande carinho que tinha as comunidades com Jesus e como viam a participação da mulher no seguimento de Jesus e a participação feminina nas comunidades. Mostra que existia um grupo de mulheres, consideradas seguidoras de Jesus que eram solidarias com Jesus aceitando seus ensinamentos e vivendo sua proposta libertadora.