Olá Reginaldo,

Unção é o ato de aplicar óleo na pele de uma pessoa. Na Antiguidade o óleo era usado como unguento refrescante. Na Bíblia, a unção com óleo tem o sentido de um rito sagrado. Uma pessoa ou até mesmo objeto era ungido com a finalidade o tornar sagrado.  

 

A preparação do óleo da unção é descrita em Ex 30,22-33 e deveria ser usada apenas com a finalidade de consagrar. Após a unção, o Espírito do Senhor virá sobre quem é ungido, transformando-o para realizar algo extraordinário. A unção poderia ser feita por um profeta como a de Saul, Davi e Jeú; e por um sacerdote como a de Salomão cf. 1 Rs 1,39. No Primeiro Testamento o termo grego usado para unção é a partir do verbo chrio.

 

Confira a unção de Saul (1 Sm 10,1), de Davi (1 Sm 16,13) em que após a unção, o Espírito do Senhor vem sobre eles, para que possam liderar o povo.

 

No Novo Testamento ou Segundo Testamento, a unção como rito sagrado não é mencionada, com exceção de Tg 5,14, quando os doentes devem ser ungidos com a finalidade da cura. No Segundo Testamento o termo grego usado para unção é o verbo aleipho.