Os 4 Evangelhos falam da ressurreição como acontecida na aurora do �??primeiro dia da semana�?� �?? en grego �??eis sabbaton�?� - (Mateuw 28,1; Marcos 16,2; Lucas 24,1; João 20,1). �??Sabbaton�??, em grego, é a mesma palavra usada para �??sábado�??, porém, no Novo Testamento, significa também semana. Portanto �??eis sabbaton�?? significa, literalmente�?? �??primeiro da semana�??, o primeiro dia, ou seja, domingo. Portanto, todos os evangelistas dizem que Jesus ressuscitou no domingo.
Precisamos então ver quando Jesus foi crucificado. Os evangelhos são unânimes e dizem que era �??dia da preparação�?? �?? paraskeue, em grego, que retoma o hebraico (Mt 27,62; Mc15,42; Lc 23,54; Jo 19,31). �??Dia da preparação�?? significa o dia que precede a Páscoa, que naquele ano, como afirma claramente João, caía no sábado (�??porque esse sábado era grande dia!�?�). Além do mais era a �??hora nona�??, ou seja, 3 da tarde.

Jesus portanto, ressuscitou no terceiro dia e era domingo. Isso, contudo, não significa que entre sua morte e ressurreição tenham passado 3 dias, 72 horas. Conforme a narração dos evangelhos, a sua sepultura teria durado pouco mais de 30 horas, embora tenha ficado no sepulcro na sexta, sábado e domingo.

A expressão �??terceiro dia�?? entrou muito cedo na tradição cristã, no primeiro credo da comunidade. Em Atos 10,40 e, sobretudo, em 1Coríntios 15,4 (�??Foi sepultado, ressusscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.�?�) temos o germe das futuras profissões de fé. Para a comunidade esse �??terceiro dia�??, além de uma questão cronológica, tinha um significado simbólico. Primeiro de tudo lembrava os anúncios da paixão feito pelo próprio Jesus, como vemos em Marcos 8,31; 9,31; 10,34. Também lembra as palavras de Cristo que dizia que �??Posso destruir o santuário de Deus e reedificá-lo em três dias�?� (Mateus 26,61). O mesmo Jesus ainda diz, segundo Mateus 12,40: �??Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.�?� Além do mais se lembra ainda o Antigo Testamento, exatamente Oséias 6,2: �??Depois de dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos levantará�?�.