Carolina, a carteira de motorista tem valor de documento, pois tem foto e nela tem o número da RG. Mas para marcar o casamento religioso na Igreja Católica tem ainda outros documentos vejamos:

Sendo um casamento religioso, segue um caminho diferente do civil. Cada Paróquia tem normas de sua Diocese. O melhor você se informar na secretaria da Paróquia, ou telefonar ou ainda todas estas informações são fornecidas no Curso de Preparação ao Casamento Religioso, realizado na tua Paróquia e que você deverá participar.

 

A título de informações gerais:

 

O QUE É PRECISO PARA O CASAMENTO CATÓLICO

Apresentar os documentos com dois meses de antecedência à data do casamento. Existem os chamados proclamas que é um prazo para ver se não existem impedimentos.

Se o (a) noivo (a) não pertencer à comunidade da Paróquia onde será celebrado o casamento, deve apresentar os documentos pedidos à própria Comunidade Paroquial. E a chamada de transferência de Casamento.

O Pároco do (a) noivo(a) deve dar licença por escrito para o casamento se efetuar na Igreja escolhida pelos noivos.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Certidão de batismo. Este documento o Pe. ou secretario (a) fará o pedido a Cúria, onde estão todos os registros de batizado.
    Caso um dos noivos seja viúvo, é necessário apresentar a certidão de óbito do ex-conjuge.
  • Carteira de identidade de noivos. Hoje a carteira de motorista tem valor de documento, pois tem também foto.
  • Protocolo do processo civil. Para certificar-se que vai acontecer o casamento civil. Não se pode fazer só o casamento religioso.
  • Comprovante do curso de noivos. Isto começou a vigorar como norma depois do Concílio.

 

Existem outros detalhes, que penso não te interessem, como: ornamentação da Igreja, Música, Padre celebrante, ensaio da cerimônia religiosa, chegada dos padrinhos, noivo e noivo etc., o casamento se realizará de manhã, ou noite etc.

 

Penso que o mais prático para não perder tempo, para os católicos, é simplesmente telefonar para a secretária da paróquia que te darão todas as informações. Feito isto se apresente ao Pároco na Paróquia e encaminhe a documentação do casamento.