“CARTILHA DA CAMINHADA” é o subsídio ligado a Comissão Bíblica Catequética da CNBB, que vai orientar as comunidades, círculos bíblicos e catequese nos seus encontros no mês da Bíblia: Este ano foi escolhido parte do livro do Êxodo, que fala da caminhada do Povo de Deus no deserto. Estando em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano que teve como assunto principal o meio ambiente (Baixe aqui).

 

A sessão do livro do Êxodo que os círculos bíblicos irão trabalhar é: (Ex 15 - 18). Os capítulos a serem estudados poderíamos chamar de “CARTILHA DA CAMINHADA”. O subsídio ajuda a entender os episódios importantes da travessia feita pelo povo de Deus na caminhada do deserto, antes de acontecer à aliança com Javé, no monte Sinai. Aparecem no texto dificuldades, murmurações, as crises e as dúvidas do povo de Deus na caminhada.

 

Pontos considerados importantes da Cartilha:

1 - Cântico de Moisés e Miriam (lembrando a necessidade de celebrar o que vivemos).

2 - Água amarga que se torna doce, um lugar com doze fontes (Ex 15) e água que brota do rochedo. (Ex 17)

3 - Reclamações do povo diante das dificuldades encontradas no deserto.

4 - Alimento fornecido por Deus (codornizes e maná) para ser consumido com responsabilidade, sem acumulação.

5 - Destaque para o sábado como dia de pausa nas atividades (não se colhe maná nesse dia).

6 - Uma batalha em que a vitória acontece porque Moisés, que anima o povo, tem suas mãos sustentadas por Aarão e Hur. (Ex 17)

7 - Jetro ensinando Moisés a partilhar a liderança, formando equipes. (Ex 18)

Por que foi escolhido esse texto do livro do Êxodo? Simplesmente para animar a vida das comunidades, círculos bíblicos e catequese mostrando a força poderosa que os grupos têm com a certeza de que “Deus está no meio de nós” nesta caminhada! Este é o maior segredo e sucesso que as comunidades vão descobrir no estudo deste subsídio no mês da Bíblia.