Olá Gabriel! A resposta vem dos próprios textos escritos pelos evangelistas que apresentam suas profissões:

 

A profissão de Mateus:

O significado Mateus em hebraico quer dizer : “o fiel”vindo de “emet”(fidelidade). Aparece no evangelho na narrativa de Mt 9,9 que cita sua profissão:

Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me”Este, levantando-se o seguiu....

Mateus era publicano morador em Cafarnaum, na Galiléia, este território na época pertencia a Herodes Antipas um dos filhos do Rei Herodes, portanto Mateus não era funcionário Romano mas estava a serviço do Rei, ou segundo alguns teria arrendado a alfândega. Trabalhador da alfândega (como cobrador de impostos) sabia muito bem escrever, conhecia além do aramaico (possivelmente a primeira redação do evangelho de Mateus foi escrito em aramaico) e conhecia o grego.

 

A profissão de Marcos:

A origem de seu nome é romano com o significado de “Servo de Marte”. Segundo o evangelho Marcos era filho de uma tal Maria que possuía propriedade em Jerusalém, sua casa sempre esteve a disposição da primeira comunidade cristã. Hoje o local pertence aos Armênios, no bairro Armênio na Jerusalém antiga. No local foi construida uma Igreja dedica a São Marcos). Marcos era sobrinho de Barnabé. Como Barnabé era do grupo dos levitas que serviam o templo, admite-se que Marcos seria também pertencente a uma família sacerdotal e dedicava-se ao serviço do Templo. No inicio acompanhou Paulo e Barnabé na primeira viagem apostólica, mas depois se separaram. Marcos acabou sendo discípulo imediato de Pedro a Roma. Admite-se que seu evangelho é uma reprodução da pregação de Pedro.

 

A profissão de Lucas:

 A forma de seu nome vem do grego que passou ao Latim como Lucius. Lucas foi o autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Lucas era um gentio de nascimento e tinha como profissão a Medicina. Em Cl 4,14 encontramos escrito:

“Saúdo-vos Lucas, o médico amado, e Demas

Foi um discípulo de Paulo por longo tempo, e o cuidou em sua enfermidade.

 

A profissão de João:

O significado de seu nome vem do hebraico e significa “Javé é propício”. A narrativa sobre sua vocação nos evangelhos nos fornecem dados interessantes a seu respeito. Junto com seu irmão Tiago, João pertenceu ao grupo dos primeiros discípulos chamados por Jesus logo após de André e Pedro conforme narrativa de Mateus 4,21:

“Continuando a caminhar, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com o Pai Zebedeu, a consertar as redes. E os chamou. Eles deixando imediatamente o barco e o pai, seguiram-no”.

João era filho de Zebedeu, um pescador com boas condições de vida que possuía uma em presa de pesca, pois seu evangelho fala de trabalhadores. Ele trabalhava na empresa do pai, portanto tinham como profissão: Pescador. João pertenceu ao grupo dos privilegiados de Jesus; presencia a ressurreição da filha de Jairo em Mc 5,37; a transfiguração de Jesus no monte Tabor Mc 9,2;. e estava presente na agonia de Jesus no Gethsêmani .