A sua pergunta aborda um tema muito importante no mundo da Bíblia, ou seja, o valor do Antigo Testamento para os cristãos. Hoje em dia estamos voltanto a descobrir a importância que ele tem, mas há algum tempo atrás existia uma tendência a esquecer o seu significado. Na verdade, o Antigo Testamento é verdadeira palavra de Deus e tudo o que nela contém serve para nos conduzir à salvação em Cristo. Portanto, tanto os mandamentos quanto o dízimo, os dois elementos que você cita, têm um valor também para os cristãos.
Esse problema é antigo. A história de Marcião, um cristão do segundo século, tem essa questão como problema central. Ele se assustava com o Deus violento e vingativo do Antigo Testamento. Por isso defendia que o Deus do Novo Testamento não podia ser o mesmo. Então pregava que aos cristãos podia interessar só o Novo Testamento.
O Antigo Testamento, todavia, tem um papel importante para nós cristãos. Cremos que a sua função é preparar e anunciar a vinda de Cristo. Por isso poderíamos dizer que nos livros que compõem o Antigo Testamento está presente a pedagogia divina, que nos ensina a reconhecer a sua vinda em Jesus. Porém devemos ao mesmo tempo ter presente que o centro da nossa fé é o Novo Testamento, que, segundo as palavras de Agostinho, é latente no Antigo Testamento. Isto quer dizer que os livros do Antigo manifestam a sua plena significação no Novo Testamento.
Por outro lado, a posição de Marcião nos conduz a uma reflexão: de fato é difícil entender certas narrações e atitudes do Antigo Testamento. A ótica necessária, nesses casos, é considerar que os livros em questão foram escritos segundo a condição do gênero humano antes do tempo da salvação, antes da vinda de Cristo. Não por isso não têm valor, mas por isso podem conter também coisas imperfeitas e transitórias.
Uma leitura aconselhável é o documento "Dei Verbum", do Concílio Vaticano II, sobretudo o capítulo IV. Você encontra o texto deste documento na web.
Pode ler também outra resposta sobre esse mesmo argumento, por Ombretta Pisano.
Os dez mandamentos de Deus: tem gente que não guarda. Por quê? Eles dizem que isto era para os judeus, mas não é assim na Bíblia. Quanto ao dízimo, isto sim era para o povo judeus e todo mundo aceita.
Busca no site
Bíblia online
Últimas novidades
-
- 21/02/2026
- 605
Etapas da formação da bíblia hebraica, primeiro testamento da bíblia cristã
-
- 06/01/2026
- 1102
-
- 01/01/2026
- 1054
-
- 31/12/2025
- 687
Considerando o ano novo, como a Bíblia vê o tempo que passa?
-
- 30/12/2025
- 775
Newsletter
Arquivos por seções
- O que é o Midrásh?
- A conexão à energia na minha casa é ilegal. O que devo fazerm considerando Êxodo 20,15 que diz: Não furtarás?
- Considerando o ano novo, como a Bíblia vê o tempo que passa?
- Qual é a história do José do Egito?
- Davi era filho bastardo de Gessé ?
- Quais são os textos bíblicos onde encontramos a palavra flauta na bíblia?
- O que é a Quaresma?
- O que é a Justificação em Paulo e qual a relação com a Lei?
- 21/03/2021: Novos manuscritos encontrados na zona do Mar Morto
- 10/11/2019: 1,5 bilhão de pessoas não têm a Bíblia na língua que melhor entendem
- 08/09/2019: Setembro, mês da Biblia
- 19/10/2018: Colheita das azeitonas no Jardim das Oliveiras, em Jerusalém
- 30/09/2018: Notícias da Terra Santa
- 26/08/2018: Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica
- 16/05/2018: Cristãos celebram Ascensão do Senhor em Jerusalém
- 04/04/2018: Semana santa em Jerusalém
- 21/02/2026: Etapas da formação da bíblia hebraica, primeiro testamento da bíblia cristã
- 23/12/2022: Natal: aniversário de Jesus
- 07/01/2022: Jesus se retira
- 28/12/2020: Massacre dos inocentes e fuga para o Egito
- 29/11/2020: Contexto sociológico, astronômico e histórico do Advento
- 15/11/2020: A inveja da graça dos outros " Parábola dos talentos
- 25/10/2020: "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas"
- 13/09/2020: Perdoar setenta vezes sete!
Temas mais visitados
- Mulher do fluxo de sangue
- Dízimo
- Dracma
- Apóstolos
- Timeu
- Cães
- Leão
- Correção fraterna
- Mulher encurvada
- Anátema
- Estrela de Davi
- Abrasamento
- Sulamita
- Origem
- Obede-Edom
- Jesus chorou
- Pequenos/Pequeninhos
- Aleluia
- Glória
- Gedeão
- Oferta alçada
- Paz
- Jacó
- Rebelião
- Profetas
- Caifás
- Discípulo amado
- Comportamento - regras e costumes
- Árvore da Vida
- Abraão
- Perfume
- Dor
- Betesda
- Verme


