Olá Roberto,

 a respeito de sua pergunta para começar a responder podemos nos basear no  que está em Gl 3, 26-28, onde Paulo nos lembra: “ Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto, não pode  haver  judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo”. O Apóstolo Paulo nos lembra que pelo Batismo e pela fé em Cristo todos somos iguais perante Deus, pois todos somos herdeiros da promessa de Deus. Ainda lembro que em Rm 2,11 encontramos que Deus não faz acepção de pessoas sejam elas quem for, o importante é que sejam justas e fiéis a Deus.

Não podemos esquecer que o Espírito Santo, Dom de Deus, nós é dado segundo a proporção dEle, veja o que está em Ef 4,7-16, onde destaco que: “ E ele mesmo concedeu  uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao  aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.” Também não podemos nos esquecer que durante o ministério de Paulo ele contou com  ajuda de inúmeras mulheres na sua missão, veja a importância de Priscila (Prisca) e Áquila, o casal que muito o auxiliou em Corinto. A respeito das mulheres que  ajudaram Paulo, ele as nomeia em Rm 16, 1-15, e começa com Febe como Diaconisa da Igreja em Cencréia e portadora da carta aos romanos, e nomeia Júnia e Andrônico como apóstolos notáveis, Júnia é mulher.  

Ainda me baseio em Rm 12,1-8, de onde destaco que  em Cristo somos um só corpo e membros uns dos outros, e que temos dons diferentes segundo a graça que nos foi dada (cf. Rm 12, 5-6). Portanto se Deus não faz acepção de pessoas, se todos nós somos iguais, temos a dignidade de sermos filhos e filhas, de Deus, mediante o Batismo, e recebemos dele dons segundo a sua vontade, porque mulheres não podem ser pastoras e evangelizar? É bom reler o pedido de Paulo 1 Ts 5,12-22, para que tenhamos todo o apreço para quem nos orienta e pastoreia na comunidade. Outro lembrete é o pedido que Jesus faz ao grupo de pessoas (homens e mulheres)  com quem ele conviveu e que caminharam com ele desde a Galiléia (cf. Lc 8,1-4) e testemunharam sua morte e ressurreição de anunciarem a Boa Nova a todos os povos.   

As Igrejas Evangélicas que aceitam mulheres como pastoras as preparam muito bem para essa missão tão importante, tanto quanto os pastores também são preparados, pois freqüentam os mesmos Institutos, Faculdades ou Seminários onde recebem formação Teológica adequada e passam pelo mesmo processo de discernimento de fé e vocação para o pastoreio do povo de Deus. Elas também falam em nome da igreja à qual pertencem, pois são por ela designadas para tal.

Paz e Bem.