Olá Debora ,

Na Bíblia a respeito de Injustiça há muita coisa. Este é um tema muito importante que a bíblia nos apresenta e de uma grande amplitude nos textos. Tentarei fazer um pequeno resumo sobre o que encontramos a respeito. Começando com a escolha de Noé para ser um dos remanescente da humanidade após o dilúvio, porque ele era íntegro e justo entre o seus contemporâneos e sempre caminhava com Deus veja  Gn 6,9. Esta é a característica da pessoa que ama a Deus e lhe é fiel, viver de acordo com a justiça e não se deixar corromper. O Senhor Deus não compactua com a injustiça e por este motivo nos deu através de Moisés, leis, orientações para que a Vida prevaleça acima de tudo e de forma plena, para que os seres humanos possam viver de acordo com o plano para o qual foram criados, no amor, na paz, e na justiça. Essas atitudes e orientações nos foram lembradas pelos profetas e plenificadas em Jesus de Nazaré, o Justo.

A respeito dos julgamentos e das medidas no Lv 19,15.35 encontramos: “Não farás injustiças no juízo, nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande; com justiça julgarás teu próximo. Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida”.

O Sl 92,15 nos lembra que “ O Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça” porque ele é o modelo de fidelidade, só Ele cumpre plenamente a Aliança estabelecida com a humanidade, na História da Salvação. A respeito do que a pessoa injusta colherá, em Pr 22,8 encontramos: “o que semeia injustiça segará males; e a vara da sua indignação falhará”. O que nos lembra o que recebeu o Egito e principalmente o Faraó que injustamente oprimia os israelitas, com trabalhos forçados. Veja os textos de Ex 7,19-21; Ex 8,1-2. 12-13; Ex 8,16-20; Ex 9, 1-6 e todos os demais que falam das pragas que assolaram os egípcios (Ex 9 – 12). Para corrigir situações injustas e opressoras foi que o Senhor estabeleceu o Ano Jubilar com o perdão das dívidas e para que não acontecesse o acúmulo de terras nas mãos de poucos, pois a terra é de Deus e dada em possessão de herança aos seres humanos e por este  motivo elas deveriam voltar aos primeiros herdeiros (cf. Lv 25,8-34).

 A respeito do pagamento incorreto a quem trabalha, Jeremias assim se pronunciou contra o rei Joaquim: “Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço de seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário” ( cf. Jr 22,13). Vamos encontrar ainda na fala de muitos outros profetas a indignação contra situações injustas como por exemplo em Am 2,6-7: “ Assim diz o Senhor não perdoarei Israel por seus três crimes e agora por mais este: vendem o justo por dinheiro, o indigente por um par de sandálias, esmagam a cabeça dos fracos no pó da terra e tornam a vida dos oprimidos impossível”.

 E sobre a natureza do amor, dom de Deus, Paulo nos lembra: “Que o amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” (Cf. 1 Cor 13,6). No Sermão do Monte, Jesus alerta que devemos procurar o caminho contrário da injustiça, pois é preciso: “buscai, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as estas coisas lhes serão acrescentadas” (cf. Mt 6,33), e Paulo alerta que os injustos não herdarão o reino de Deus ( cf. 1 Cor 6,9).

 Foi para o amor, para uma vida plena de paz e justiça que fomos criados por Deus e devemos lutar para que isso se concretize para todas as pessoas. Que Deus nos ajude para saibamos combater com coragem e união as situações injustas que encontramos na vida.