A história de Sansão é contada no Livro dos Juízes, a partir do capítulo 13 e vai até o capítulo 16.

 

Sansão, como muitos personagens bíblicos, é filho de um casal que não podia ter filhos. Anunciado pelo anjo, devia ser consagrado a YHWH, não podendo inclusive tomar vinho. Era dotado de uma força incrível. Foi juiz do povo hebreu por 20 anos (Juízes 15,20). Casou-se com Dalila, filha dos filisteus, inimigos de Israel. Esse casamento lhe trouxe muitos conflitos com o povo que ocupava o litoral de Israel. Dalila, embora esposa, era cúmplice de seu povo e procurava o modo de acabar com a força do seu marido, que ninguém sabia de onde provinha. A mulher tentava descobrir a razão daquela força e diversar vezes perguntou a Sansão dizendo: "conta-me com que devo amarrar-te". Sansão lhe respondeu: "Se teceres as sete tranças da minha cabeleira com a urdidura de um tecido e as apertares com um pino, eu ficarei fraco e me tornarei como qualquer homem". Enquanto ele dormia, Dalila teceu as sete tranças da sua cabeleira com a urditura, apertou-as com um pino e chamou os filisteus. Sansão, porém, despertou e não teve problemas; ainda possuía a sua força.
 (Juízes 16,13-15).

 

Sansão finalmente perde as forças quando Dalila descobre que ela provinha da sua cabeleira. O mesmo capítulo 16 conta: "Ela adormeceu Sansão nos seus joelhos, chamou um homem e o mandou cortar as sete tranças da sua cabeleira. Assim ocmeçou ela a dominá-lo, e a sua força se retirou dele."

 

A partir desse momento se torna prisioneiro dos filisteus. Durante uma festa, quando havia sito levado acorrentado para divertir os filisteus, Sansão se vinga, destruindo o templo onde acontecia a festa, morrendo ele com os filisteus.