SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS – 2011 (SOUC 2011)[1]

            A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos neste ano de 2011, no hemisfério Sul, será celebrada de 05 a 12 de junho, na semana que antecede Pentecostes. Para este ano o tema escolhido está baseado no modelo das primeiras comunidades cristãs: “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (cf. At 2, 42). A SOUC-2011 tem o objetivo principal de mostrar que a fé cristã possui fontes comuns, entre eles os Apóstolos, responsáveis por testemunhar e transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo.

 O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em parceria com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a partir de um grupo de cristãos que hoje se encontram em Jerusalém, escolheram este tema o qual servirá de inspiração para os cristãos do mundo inteiro, a fim de que nesta SOUC 2011, ouçam o apelo para a redescoberta conjunta dos valores que mantinham a unidade primitiva em Jerusalém, quando os cristãos se uniam no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Assim, o tema desta SOUC- 2011 quer reafirmar os quatro pilares da vida da Igreja e da nossa unidade: o ensinamento dos apóstolos, a comunhão fraterna, a fração do pão e as orações. É também um chamado à volta às origens da primeira Igreja em Jerusalém; é um chamado à inspiração e renovação, a uma volta ao essencial da fé; é um chamado a relembrar o tempo em que a Igreja ainda era uma.

Durante esta SOUC-2011, guiados pelo Espírito Santo, as diversas igrejas cristãs são convidadas a se unirem em oração e refletirem dia a dia o tema escolhido para este ano da seguinte forma:

 O 1º dia apresenta as bases da Igreja mãe de Jerusalém, no qual fica claro a sua continuidade com a Igreja de hoje pelo mundo inteiro. Relembra a coragem e o testemunho da Boa Nova de Jesus que a Igreja primitiva realizou, bem como nos convida para que hoje se efetue o trabalho em prol da justiça em todo o mundo.

O 2º dia recorda que a primeira comunidade unida em Pentecostes tinha no seu interior pessoas de diversas origens. O nosso desafio hoje é conseguir uma unidade visível ainda maior, capaz de acolher nossas diferenças e tradições.

O 3º dia contempla o primeiro elemento essencial da unidade: a Palavra de Deus apresentada através do ensinamento dos apóstolos. Esses ensinamentos nos chamam a nos envolver em amor mútuo e permanecer fiéis ao corpo único que é a Igreja.

O 4º dia enfatiza a partilha como segunda expressão da unidade. Assim, todas as pessoas cristãs são chamadas a vencer o desafio do individualismo e do acúmulo e a partilhar bens e tarefas, com coração alegre e generoso para que ninguém passe necessidade.

O 5º dia destaca o terceiro elemento da unidade: a fração do pão, que nos une em esperança. Todos somos chamados a nos unir “na fração do pão” hoje, porque uma Igreja dividida não pode falar com autoridade sobre temas de justiça e paz.

O 6º dia contempla o quarto elemento da unidade: as orações. Ganhamos força quando nos dedicamos à oração, especificamente a Oração do Senhor, que chama todas as pessoas cristãs, a um trabalho conjunto pela justiça, paz e unidade, para que venha o Reino de Deus.

O 7º dia nos leva além dos quatro elementos da unidade: a Ressurreição de Jesus que é para todos esperança e força para permanecemos unidos na luta pela liberdade e pela paz em todo o mundo.

O 8º dia conclui a caminhada com um chamado das Igrejas Cristãs de Jerusalém para um trabalho mais amplo de reconciliação. Os cristãos são assim chamados a buscar a justiça e reconciliação onde estiverem.

            Todas as pessoas cristãs são convidadas a proclamar e dar testemunho de que a Unidade – em seu sentido pleno da fidelidade ao ensinamento dos apóstolos, e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações – nos dará a possibilidade de juntos, superar o mal, não só em Jerusalém, mas no mundo inteiro. Conclamamos a todos a se engajar em suas comunidades e realmente fazer acontecer de forma ecumênica esta SOUC-2011, com toda a riqueza que ela nos oferece.

Silvia Togneri.

 


[1]Resumo texto do: Subsídios para a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos e para todo ano de 2011, Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.