Olá Abias. Segundo Gênesis 4,15 o sinal que Deus colocou em Caim foi para que a vingança pela morte não acontecesse mais. Este sinal, como ele é, não está descrito na bíblia, mas não é como um estigma inflamante, e sim uma marca que protege contra a vingança de sangue. Caim fica assim identificado como membro de um clã, onde se exercia duramente a vingança de sangue.

 

Precisamos entender que os textos trazem as lembranças de costumes da época em que eles foram primeiramente contados, isto muito anterior à época em que depois foram escritos, com a intenção de os legitimar.

 

 Algumas tribos de nômades usavam sinais como tatuagens para identificar seus membros. O sinal que Deus colocou em Caim devia estar bem à vista para que ele fosse identificado como guardado da vingança de sangue. É uma maneira de nos dizer que Deus não desiste do ser humano, por mais pecador que ele seja. E ainda mais que a pena de morte não é a solução para sanar as conseqüências do pecado de um homicida. Devemos nos lembrar que há maior alegra no céu por um pecador que se converte (Lc 15,10), se a ele não for dada esta oportunidade, como poderá se converter?