Que bom, Aldrei, que vai comprar uma  Bíblia. Cada editora - e são tantas - tem os seus formatos de Bíblia. Portanto não é fácil responder concretamente a sua pergunta. Se tem em mente uma determinada edição, veja o site da editora que a produziu. Todavia aproveito a ocasião para dar alguns conselhos, que podem ser úteis para tanta gente.

 

Quando você compra uma Bíblia deve prestar atenção a alguns detalhes. Basicamente as bíblias são de dois tipos: católica e/ou protestante. a Bíblia católica tem 73 livros enquanto aquela dos protestantes tem 66. Na protestante você não encontra, no Antigo Testamento os seguintes livros: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc (leia sobre essa questão). Não digo que você deva comprar essa ou aquela; basta que compre consciente desta diferença. Tanto um católico pode ter uma Bíblia protestante, quanto um protestante uma católica. Lutero, que determinou a diferença entre as duas bíblias, colocou na sua Bíblia também esses livros "excluídos". Só nas edições posteriores eles não apareceram mais.

Além desta diferença, há diferentes qualidades de tradução da Palavra de Deus. Se você lê a introdução da edição, verá a explicação de como surgiu o volume, quem foram as pessoas que curaram a edição e, sobretudo, os tradutores. Se nada é dito, não é um bom sinal. Lembre-se que a Bíblia não foi escrita em português e que as edições que encontramos são sempre edições. Por isso, obviamente, existem aquelas de boa qualidade e outras com menos.

 

Uma boa Bíblia é cheia de notas e introduções. É verdade que o foco da nossa leitura deve ser o texto em si, mas como os autores viveram há mais de 2 mil anos, é importante entender o contexto em que o texto surgiu. O estudo é muito importante.

 

Aconselho a comprar uma Bíblia com calma, indo a uma livraria, esfolhando-a antes de tomar uma decisão. É claro que muitos pastores e padres sugerem certas edições, para que a assembleia tenha o mesmo texto. Mas isso é errado. Cada um deveria ser livre de tomar a própria decisão. O texto será, mais ou menos, igual. Os versículos e capítulos, com raras excessões, são os mesmos, em todas as edições.