Mateus conta (28,1) que "Após o sábdo, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o sepulcro". Mas Jesus já havia ressuscitado e lhes aparece, como conta no versículo 9 seguintes. As mesmas "marias" estavam junto a José de Arimatéia, quando Jesus foi sepultado (Mateus 27,61).

O Evangelista Marcos sublinha que as duas marias presentes no sepultamento eram Maria de Magdala e Maria, mãe de Joset (15,47). Todavia diz que de manhã cedo, depois do sábado, a ir ao túmulo de Cristo foram 3 mulheres: Maria de Magdala e Maaria, mãe de Tiago, e Salomé (16,1). Mas também elas encontraram o sepulcro vazio. Segundo Marcos, Jesus ressuscitado aparece primeiro a Maria de Magdala e depois a dois discípulos que caminhavam pelo campo (16,9-13).

 

Lucas talvez insinua uma resposta à sua pergunta. De fato, no fim do capítulo 23 ele conta como José, membro do Conselho, sepultou Jesus. E acrescenta: "As mulheres, porém, que vieram da Galiléia com Jesus, haviam segyuido a José; observaram o túmulo e como o corpo de Jesus fora ali depositado. Em seguida voltaram e prepararam oromas e perfumes. E, no sábado, observaram o repouso prescrito."

No capítulo seguinte conta que, passado o sábado, essas mulheres, foram ao sepulcro levar os aromas, mas Jesus havia ressuscitado. As mulheres eram várias, mas 3 delas são nomeadas pelo evangelista: Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago.

 

João também sublinha que Jesus foi sepultado por José de Arimatéia, com Nicodemos. Mas as mulheres não aparecem na narração do sepultamento (João 19,38-42). Invés, depois do sábado, diz João, Maria Madalena vai ao sepulcro, de madrugada, e encontra o túmulo vazio (20,1).

 

Concluindo, a partir daquilo que nos trasmitem os 4 evangelistas, as mulheres visitaram o túmulo depois da ressurreição de Cristo. Apenas Lucas acena à presença das mulheres durante o funeral.

Maria Madalena está presente na narração dos 4 evangelistas.