Erick este texto precisa ser lido com o aporte da História que nos apresenta o faraó do Egito como o governante mais poderoso de sua época, que não aceitava que o povo hebreu, amado por Deus, que ele mantinha no Egito saísse para prestar culto ao único Senhor e Deus.

Vejamos:

Por que o Senhor endureceu o coração do Faraó?

Esta expressão: O Senhor endureceu o coração do faraó, aparece 5 vezes na bíblia em Ex 9,12; 10,1.20.27 e em 11,10.

A resposta a sua pergunta se encontra em Ex 10,1, onde o Senhor declara a Moisés: Apresenta-te ao faraó, porque eu endureci o coração do faraó e de seus ministros para realizar no meio deles os meus prodígios. E também em Ex 10,9: “O Senhor havia dito a Moisés: ‘ O faraó não vos atenderá, para que se multipliquem os meus prodígios na terra do Egito´”.

Há uma clara intenção do Senhor em mostrar não apenas seus prodígios e seu poder, mas de indicar que é Ele, o Senhor, quem comanda a História e não faraó com seu poder. Veja que quando as pragas acometem o Egito o faraó se vê impotente e manda chamar Moisés e Aarão, e lhes pede que intervenham por Ele e pelo Egito junto a Deus, inclusive reconhecendo-se como pecador. Confira o que está em Ex 9,27-28; 10,16-17, onde faraó reconhece no Senhor Deus dos hebreus, todo poder e autoridade para afastar as pragas e inclusive lhe dar o perdão, por não ter ouvido o pedido de Deus, em deixar o povo ir Lhe prestar culto: “O faraó mandou chamar Moisés e Aarão e disse: ‘Desta vez eu pequei. O Senhor é que está com a razão; eu e o meu povo somos culpados. Suplicai ao Senhor!´” (Ex 9, 27-28).  Foi necessário que Faráo, o mais poderoso governante da sua época, e o Egito passassem por grandes sofrimentos para entender e compreender que é Deus, e não o faraó, quem comanda a História.