Olá Tamiris de São Paulo / SP !

Ao todo são quatro perguntas que esperam quatro respostas. Responderei as perguntas seguindo a ordem que foram colocadas.

1 - O nome João (Ioannes) tem seu significado no hebraico Yohanan (significa “YHWH é bom”) e que posteriormente foi transliterado para o grego. O apóstolo João, filho de Zebedeu foi chamado por Cristo para ser seu discípulo, inicialmente era discípulo de João Batista. (Conf. João 1,35-40) Podemos conferir a citação Bíblica com seu nome nos Atos dos Apóstolos 1,13:

“Tendo entrado na cidade, subiram à sala superior, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mates; Tiago filho de Alfeu, e Simão, o zelota; e Judas, filho de Tiago”. (Atos dos Apóstolos 1,13) Bíblia de Jerusalém.

Dos doze apóstolos, tornou-se o mais destacado teólogo e seus escritos provam isto. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava. Ele tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa. João apóstolo e evangelista, autor do Evangelho de João, Apocalipse e Cartas

2 – Sua origem era do norte da Palestina na Galileia. Morava nas cercanias do lago da Galiléia. Nesta época foi chamado por Jesus para ser seu discípulo.

Também viveu em Jerusalém desempenhando importante papel na Igreja judeu-cristã de Jerusalém. E no final de sua vida desempenhou um trabalho missionário na Asia Menor. Vivendo em Éfeso.

3 - Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos.

4- Trabalhava como pescador na empresa de Pesca de seu pai Zebedeu.