A bênção é um elemento muito comum nas Escrituras. No Antigo Testamento se usa o termo berâkâh e no Novo eulogia (dizer bem). Existem passagens na Bíblia onde vemos a bênção dada por pessoas: Melquisedeque abençoa Abraão (Gênesis 14,18.19), Josué abençoa Caleb (Josué 14,13). Isso aparece sobretudo no culto: “Aarão levantou as suas mãos em direção ao povo e o abençoou” (Levítico 9,22).

Outro aspecto que coloco aqui, antes de responder, à questão é que se trata sempre de algo divino, isto é, a bênção é sempre divina, mesmo se Deus usa pessoas para distribui-la. Em números 22 – 24 fica bem claro que Deus é quem dá a bênçao. De fato Deus impede a Balaão de bendizer quem ele queira, mas permite bendizer só a quem Ele decidiu (23,20). Outras passagens testemunham que é Deus quem dá a bênção: Gênesis 39,5; Levítico 25,21; Deuterônomio 11,15; 28,8; 33,1-7.13-23; Salmos 129,8; Provérbios 10,22.

Quem dá uma bênção precisa estar consciente disso, que ela vem sempre de Deus, da Santíssima Trinidade. Mesmo quando alguém diz "eu te abençoo", se subentende sempre "no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Portanto, a bênção é dada sempre no nome de Deus e nunca naquele próprio.

Em relação aos idosos, temos o exemplo tradicional do patriarca Jacó, que no fim da sua vida abençoa seus filhos (Gênesis 49). A sabedoria dos anciãos, a experiência de uma vida vivida intensamente próxima a Deus talvez crie a impressão que são pesosas mais dignas de serem instrumentos do "bem-dizer" divino sobre nós. Lembro bem que era tradição, no sul do Brasil, antes de dormir pedir a bênção aos pais. E eles respondiam: "Deus ti abençoe, meu filho".

Portanto, como conclusão, não esite em pedir a bênçao.