Á Páscoa Judaica, que celebra a saída dos hebreus da escravidão do Egito através da passagem pelo Mar Vermelho, se realiza 14 dias depois da primeira lua nova que vem depois do início da primavera no hemisfério norte, 21 de março. Esse dia coincide, no calendário judaico, com o dia 14 do mês de Nisan. Isso mostra como é a lua a determinare a conta do calendário judaico. A lua é também o critério fundamental para determinar a festa da páscoa cristã, que celebra a morte e ressurreição de Cristo: cai sempre na primeira lua cheia depois do dia 21 de março.

Procurando não fazer confusão, tento explicar de maneira mais clara tomando em consideração a data da páscoa cristã e judaica do próximo ano, 2024.

O mês da Páscoa Judaica, como indicado na Bíblia (Levíticos 23,5), é o mês chamado de Nisan. Esse mês começa com a primeira lua nova depois do equinócio de primavera (21 de março), no hemisfério norte, como já dito acima. Portanto, no calendário judaico, a primeira lua nova depois dessa data será o início do mês de Nisan e, 2 semanas depois, teremos a lua cheia e o ínico da Páscoa, que é uma festa que os judeus celebram durante uma inteira semana. A Páscoa cristã, por sua vez, acontece no domingo após a primeira lua cheia depois do 21 de março.

Vejamos em datelhes as data:

  • 21 de março: equinócio de primavera (hemisfério norte)
  • 24 de março, terça-feira: lua cheia
  • 31 de março, domingo: Páscoa católica
  • 8 de abril: lua nova - início do mês Nisan
  • 23 de abril: lua cheia – 14 de Nisan > Início da Páscoa Judaica
    A festa começa com o por do sol do dia 22 e termina com o por do sol de 30 de abril