Essa referência aparece em 2Coríntios 12,2:

Conheço um homem em Cristo, que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se estava em seu corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe. Sei apenas que esse homem - se no corpo ou fora do corpo não sei; Deus o sabe! - foi arrebatado até o paraíso e ouviu palavras inefáveis, que não são permitidas ao homem repetir.

Embora não seja bem claro, provavelmente Paulo está falando de si mesmo, dizendo que foi arrebatado ao terceiro céu. Não há outra menção a esse momento da sua vida. Pode ter acontecido depois da conversão ou até mesmo em outro momento, durante uma experiência espiritual intensa.

Sobre o “terceiro céu” não se há uma explicação muito clara. Podemos apenas dizer que é uma concepção que deriva do Antigo testamento, quando se pensava na divisão do céu em três seções:

  • O céu no sentido da atmosfera (Deuteronômio 11,11)
  • O céu como lugar das estrelas (Gênesis 1,14);
  • O céu como morada de Deus, também dito “céus dos céus” (1Reis 8,27; 2Crônicas 2,6; 6,18; Neemias 9,6; Salmos 148,4).

O terceiro céu seria, portanto, a casa de Deus. Essa interpretação é confirmada também na carta de Paulo, quando se faz menção ao “paraíso”, que é um outro termo para designar o lugar onde as pessoas moram com Deus (veja Lucas 23,43 e Apocalipse 2,7).