O tema dos anjos atrae muito a curiosidade de certa religiosidade popular. Na Bíblia eles representam figuras celestes, criaturas que são elos que ligam o divino ao humano. A presença deles é sublinhada principalmente na literatura dita "apocalíptica", espalhada em diversos livros da Bíblia, mas muito evidente nos livros de Daniel e no Apocalipse, último livro da Bíblia. Conforme esse estilo literário e também visão religiosa, existe uma coorte celeste composta por anjos, quase semi-deuses. Alguns deles, os “anjos caídos” são os responsáveis pelo mal que há na terra. Só Deus e criaturas como eles, outros anjos, podem combater esse mal que está na terra.

A Bíbia sublinha três personagens protagonistas entre os anjos, que são ditos arcanjos. Além de miguel, temos Gabriel e Rafael, que aparece apenas em Tobias, livro que está apenas na Bíblia católica. Na tradição judaica, tem também muita importância o arcanjo Uriel, que, porém, não aparece na Bíblia.

Miguel aparece 5 vezes na Bíblia:

  • Daniel 10,13: Durante vinte e um dias o príncipe dos reis da Pérsia me resistiu, porém Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda.
  • Daniel 10,21: Ninguém me dá uma força na luta contra eles, a não ser Miguel, o príncipe de vocês
  • Daniel 12,1: Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que protege o povo ao qual você pertence
  • Judas 1,9: Na luta com o diabo para disputar o corpo de Moisés, o arcanjo Miguel não teve a ousadia de acusá-lo com palavras ofensivas
  • Apocalipse 12,7: Aconteceu então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão.

 

Querubins

A classificação dos anjos em classes é algo que nasceu fora da Bíblia, principalmente dentro da tradição judaica e depois de uma teologia também cristã, que procurou classificar os vários "tipos" de anjos. Um dos protagonistas nesse campo foi Pseudo Dionísio, que expôs sua teoria no De Caelesti hyerarchia. Ele indicou, baseando-se sobretudo em Efésios 6,12 e Colossenses 1,16, três classes de anjos e, dentro de cada classe, 3 níveis diferentes. Essa é a classificação que ele propõe:

  1. Serafins, Querubins e Tronos
  2. Dominações, virtudes e potestades
  3. Principados, arcanjos e anjos

Dentro dessa lógica, os querubins estão dentro da primeira categoria, mas sobre eles estão os serafins, que estão próximos da presença de Deus, como se vê através do texto de Isaías 6,1-3

“Vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. A barra do seu manto enchia o Templo. De pé, acima dele, estavam serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. Eles clamavam uns para os outros: “Santo, Santo, Santo é Javé dos exércitos, a sua glória enche toda a terra”.

Miguel é dito "arcanjo" em Judas 1,9. Está, portanto, na terceira categoria desses seres celestes.

A respeito da característica "guerreira" dos anjos, podemos notar que todos, de qualquer forma, lutam contra o mal e são, portanto, guerreiros.