Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara – SP!

Segundo a interpretação de vários textos que falam do casamento judaico, como é o caso, por exemplo, das Bodas de Caná, ou Mateus 25,1-13, na Parábola das dez virgens, e outros textos, os noivos não coabitavam sexualmente antes da cerimônia oficial as Bodas, embora já estivessem ligados legalmente.

O casamento nos templos bíblicos era dividido em 3 etapas: Compromisso, Desposamento e Bodas.

 

1. Compromisso

Quando um rapaz desejava casar com uma moça ou a família combinava um casamento, era preparado um contrato com entre as respectivas famílias. Entre os itens estava o valor que a família do noivo estava disposto a pagar para casar com a noiva. O pagamento era feito ao pai da moça em troca da sua permissão.

 

2. O Desposamento

Era o momento aonde oficialmente acontecia o casamento, perante a lei, quando os familiares se reuniam para trocarem os dotes estabelecidos no contrato. A partir deste momento os noivos eram considerados marido e mulher, mas ainda não moravam juntos, coisa que acontecia somente depois do passo seguinte. Os jovens íntegros, durante esse período, se comportavam de maneira decorosa e não tinham relações. Apesar disso, visto a situação legal que já haviam assumido, é provável que às vezes aconteciam casos em que os noivos não resistiam e podiam transgredir esse costume, sem porém infrangir a lei. Foi nesse período que Maria ficou grávida e José podia muito bem acusá-la, pois o filho não era seu. Se fizesse isso, Maria teria sido apodrejada, conforme era estabelecido pela Lei. A grandeza de José residiu no fato de que ele não a acusou, assumindo a criança como sua. Se o noivo não acusasse a noiva, tudo era legal, embora não bem visto moralmente pela população, como se os noivos não tivessem conseguido esperar até o momento oportuno.

Neste tempo o noivo preparava a futura habitação.

 

3. Bodas

As bodas consistia em uma festa que dura 7 dias e a partir desse momento os noivos passavam a morar juntos. Jesus participou de uma festa dessas, quando o vinho acabou e, segundo João, realizou o primeiro milagre, transformando a água em vinho, nas Bodas de Caná.

 

Deixo estas indicações que poderão te ajudar na compreensão, recomendo continuar lendo a respeito do casamento judaico, para melhor compreender os textos bíblicos.