É provável que a resposta seja a deportação sofrida pelo Reino do Norte, hoje nominada "Samaria". O processo de deportação da população começou já por volta do ano 740, com Tiglatpileser e seu filho Salmanasar. antes de Cristo e culminou na conquista definitiva em 722 antes de Cristo, quando Sargão II conquistou a Samaria. Estima-se que cerca de 27 mil pessoas foram levadas para o exílio, na zona da “meia lua fértil”, na mesopotâmia, onde se misturaram com a população local. No lugar dos deportados, foram colocadas outros povos, por sua vez deportados de outras regiões, que também assumiram a cultura local, misturando-se com a população que havia ficado na zona. Esses novos moradores se converteram no que foram chamados posteriormente de “samaritanos”.

Mais tarde, quase 200 anos depois, a região sul, o Reino do Sul, também será conquistada, dessa vez pelos babilônicos, e seus habitantes levados para a Babilônia. Esse é o segundo cativeiro, o exílio na Babilônia.

O primeiro cativeiro é contado pelo Livro dos Reis, em várias passagens, dizendo que todo o povo de Israel, o Reino do Norte, foi levado ao exílio pelos assírios. O Livro das Crônicas muda um pouco a história, mencionando que as localidades do território das tribos de Efraim e Manssés foram tomadas pelo Rei Asa de Judá.

Além desse cativeiro, poderíamos mencionar algo que aconteceu vários séculos antes desses episódios, no tempo dos patriarcas: o período em que o povo hebreu foi escravo no Egito. Nesse caso, a história é mais complexa e é descrita no livro do Êxodo. José, filho de Jacó, foi vendido pelos Irmãos como escravo para uma caravana que ía para o Egito. Chegando lá, foi bem aceito pela classe dirigente e se tornou ele mesmo alguém de muita importância. Vista a carestia na Terra Santa, todo a família do patriarca Jacó foi para o Egito e assim os hebreus se estabeleceram lá. Passados alguns séculos, os egípcios não viram mais com bons olhos esse povo estrangeiro e começaram a submetê-los a trabalhos escravos e se tornaram assim sem liberdade na terra do Egito. Foi então que apareceu Moisés para libertar o povo e conduzi-lo pelo deserto, durante 40 anos, até a entrada na Terra Prometida. Isso aconteceu certa de 700 anos antes da destruição de Jerusalém por Nabucodonossor.