Olá Katia Rosane Marques Ferreira de Rio Grande - RS

Olha a sua pergunta para quem resposte nos coloca uma serie de dúvidas, ou mesmo podemos dar uma resposta equivocada.

Imagino que estejas vivendo junto com teu marido, e que não é um casamento oficial, como afirmas e queres receber o Batismo. Assim será um batismo de pessoa adulta.

Olha o que posso dizer-te é que até a pouco se exigia, por exemplo, que os pais estivessem casados na Igreja, para batizarem o filho que iria pertencer a esta Igreja. Caso contrário muitos sacerdotes negavam o batismo, causando problemas para o casal que pedia o batismo e que muitas veze estavam em um segundo casamento, impossibilitando o casamento pela Igreja.

Como a Igreja entende agora o batismo. A partir do Papa Francisco, que anima a Igreja a se empenhar na ação missionária e que Igreja abra as portas e janelas para receberem as pessoas. O papa afirma que negar o batismo a uma pessoa e uma ação errônea, por exemplo negar o batismo a uma criança, por motivos diversos que os pais não estejam perfeitamente de acordo com as normas da Igreja. Assim segundo a orientação do Papa Francisco no teu caso, poderias receber o batismo e ingressar na Igreja oficialmente. Depois pensaria como poderia melhorar tua situação matrimonial, se não existe dificuldades que impedem o casamento religioso, encaminhe. Teria também no caso da igreja católica se preparar para receber a comunhão e o crisma. Penso que receber o batismo para você será ótimo, se sentiras mais perto de Deus e abençoada.