Olá Graziela de Campo Grande - MS!

Vamos encontrar uma resposta a sua pergunta se partirmos de bases Bíblicas, que mostram a parte humana de Jesus. Jesus tinha seguidores que ele os estimava, tinha mulheres que o seguiam em seu ministério e encontramos passagens que Jesus demostra seus sentimentos humanos, como chorar, ou mesmo passar pelo luto na morte de um amigo.

Consideremos pelo menos uma passagem em que Jesus demostra seus sentimentos na morte de um amigo.

A reação de Jesus à morte vindo da narrativa de Mateus sobre a execução de João Batista: O caso da festa promovida por Herodes na trans Jordânia em um de seus palácios

E [Herodes] mandou degolar João no cárcere. E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe... E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus.

Qual foi a reação de Jesus frente a morte de seu amigo João Batista. Podemos considerar uma situação de luto.

 

E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado (Mt 14,10–13a).

Jesus demostrando seu sofrimento com o acontecido se aparta de todos e vai para um lugar deserto, para no silêncio e vive um momento de luto.

A descrição da morte de João Batista pelo evangelista Mateus contém uma emoção profunda. A Bíblia reconhece o luto de Jesus mas não explica ou avalia sua experiência de perda. Os leitores sentem que é genuíno, que Jesus experimentou uma perda real e tinha empatia pelos enlutados. Não é realmente uma surpresa, pois o autor da carta Hebreus afirma que em Cristo todos os crentes têm um sumo-sacerdote capaz de simpatizar com as fraquezas de seu povo. Não somente Cristo foi tentado a pecar, como também experimentou o tipo de perda que leva alguns a questionar o amor e a bondade de Deus. Jesus em seu aspecto humano sentiu todos os sentimentos de uma criatura humana inclusive o luto.