Olá Rui Oliveira de Porto, Portugal.

Olhando a Biblia encontramos como  esposas do rei Saul, Rei de Israel entre os anos de 1046 a.C.-1006 a.C. (42 anos)

  1. Ainoã
  2. Gilgal

 

Quem foi Ainoã?

Ainoã foi a esposa de Saul na Bíblia. Ela era filha de Aimaás e é citada na Bíblia no Antigo Testamento no primeiro livro de Samuel (1 Samuel 14:50). Além da esposa de Saul, na Bíblia uma das esposas de Davi também é citada com esse mesmo nome. Gerando por este motivo algumas confusões.

A Bíblia não traz qualquer detalhe sobre a história de Ainoã. A Bíblia não informar se Ainoã era a mãe de todos os filhos de Saul ou de apenas um e outro. Mas parte dos estudiosos que Ainoã tenha sido a mãe dos filhos de Saul citados nominalmente no livro de Samuel.

 

O que a bíblia nos mostra?

“A mulher de Saul chamava-se AQUINOA (NA Bíblia de Jerusalém), filha de Aquimaás. O nome do chefe de seu exército era do general do exército, Abner, filho de Ner, tio de Saul” (1 Samuel 14,50). Bíblia de Jerusalém

O texto é importante porque registra o nome do seu pai, Aquimaás, e essa informação torna-se muito útil na sequência do texto bíblico, pois ajuda os leitores da Bíblia a não confundir a esposa de Saul com outra mulher citada no mesmo livro.

 

Saul teve uma concubina Resfa.

Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aiá.

Certa vez Isbaal perguntou a Abner: "Por que te aproximaste da concubina de meu pai?

Em 2 Samuel 3,7 encontramos:  

E tinha tido Saul uma concubina, cujo nome era Resfa, filha de Aias; e disse Isbaal disse a Abner: Por que te aproximaste da concubina de meu pai? (2 Samuel 3,7) Bíblia de Jerusalém