Olá Juliard de Limoeiro do Norte - CE!

O que os evangelhos nos narram a respeito dos discípulos é que eles eram judeus e trabalhavam como pescadores.

O Evangelho de João mostra como esse apóstolo e seu irmão André seguiram Jesus. Eles estavam no deserto e seguiam a João Batista, até que João indica para eles o Cordeiro de Deus, Jesus. Eles então deixam de seguir a João Batista e seguem a Jesus. Os outros foram chamados por Jesus enquanto pescavam no mar da Galileia.

A resposta desta sua pergunta passa através da compreensão da palavra conversão. Quando de fato acontece a conversão? Na hora que aderimos Jesus? Na hora que o seguimos ou na hora que evangelizamos?

No meu entendimento e seguindo o que os evangelhos apresentam sobre os discípulos, a conversão é um processo lento, que vai amadurecendo na medida que vamos aceitando Jesus como filho de Deus e nosso salvador.

Os discípulos tiveram dúvidas a respeito de Jesus até o fim somente com a ressureição o processo de conversão vai se amadurecendo. Mesmo assim os discípulos de Emaús presentes em Jerusalém testemunhas da ressurreição, voltavam para suas casas pois imaginavam que tudo estava terminado a respeito de Jesus.

Quando Jesus pede aos discípulos. O que vocês dizem a respeito do filho do homem. Foi Pedro, já como chefe do grupo que atesta: Tu és o filho de Deus vivo.

Não vejo como que os primeiros discípulos de Jesus já estavam convertidos, quando passaram a seguir Jesus. É mais compreensível afirmar que foi no seguimento de Jesus que os discípulos foram se convertendo para a Jesus e a missão que os esperava.