Olá Sergio Henrique Tonon de Espírito Santo do Pinhal - SP!

Olha a resposta a sua pergunta para ser mais compreensível deve partir do conceito e da compreensão da palavra Redenção que encontramos nos livros sagrados. Assim dentre tantos conceitos que encontramos para dar o significado de redenção indiquemos este:

O conceito Cristão de redenção tem sua origem na palavra resgate. A humanidade estava longe de Deus o pecado sufocava os seres humanos, mas Deus enviou seu filho Jesus e ele com sua morte pagou o preço da nossa libertação do pecado (Mateus 20,28; 1 Timóteo 2,6). Jesus passou como ser humano que era pela morte fazendo um resgate da nossa vida. Isto é resgatou a humanidade do pecado dando a ela um novo significado na amizade com Deus. Na verdade, a Bíblia deixa bem claro que redenção só é possível “pelo sangue” (quer dizer, por Sua morte), Colossenses 1,13-14:

Ele nos arrancou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção a remissão dos pecados.” (Colossenses 1,13-14) Bíblia de Jerusalém.

Para responder a sua pergunta a partir disto que foi dito, quando rezamos o terço se pede que a pessoa medite os mistérios de nossa redenção que envolve as 10 ave-marias, a dezena do terço. Isto é o que Jesus realizou em prol da humanidade, redimindo-a do pecado e da morte. Quando temos esta intenção podemos dizer vossa redenção, a de Cristo.

Para a segunda questão a nossa redenção segue o mesmo caminho, mas com uma referência diversa. Isto é a mudança que a redenção de Cristo realiza no cristão. Se medita então a nossa redenção. Qual é o sentido da morte de Cristo no plano divino da redenção da humanidade.