Olá Valdenise Torres da Silva Cruz do Rio de Janeiro!

Determinar a idade de Mateus quando morreu é difícil de responder, o texto do Novo Testamento não nos fornece a idade que ele se encontrava.

 

Em torno de 77 anos de idade

Numa visão ampla: Olhando a sua morte Mateus em 72 d.C. , provavelmente Jesus o encontro e o chamou para segui-lo quando ele já tinha em torno de 35/ 40 anos. Mesmo texto bíblico não confirmando. Podemos dizer que Mateus tinha em torno de 77 anos de idade quando foi martirizado a mando do rei da Etiópia Hitarco.

 

Completando

Depois que Jesus subiu aos céus os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos.Porém foi perseguido e os sacerdotes do lugar mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses. Mas Deus não o abandonou e restaurou seus olhos e o libertou.

Mateus seguiu, então, para a Etiópia, foi perseguido por feiticeiros que se opunham à evangelização. Meteus foi chamado ao Palácio e o filho da rainha Candece ressuscitou. Com esse ato, Mateus conseguiu converter grande parte da população.

 

Mateus foi executado por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei Egipo

São Mateus morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei Egipo, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa. O motivo foi o casamento do monarca, e a recusa pela jovem Efigênia, que havia decidido consagrar-se a Jesus. Inconformado com a atitude do santo homem, Hitarco mandou que seus soldados o executassem.

No ano 930, as relíquias foram enviadas para Salerno, na Itália, onde, até hoje, é festejado como padroeiro da cidade.