Olá Rosi de Souza de Indaiatuba - SP

Olha a resposta é um pouco intrigante, pois vai da compreensão de cada um. Assim para começar, o que estava acontecendo com Jesus e a multidão é um fenômeno incomum, de um povo que está buscando uma solução para suas vidas já que está sob a dominação romana e isto, significava aumentar a pobreza e a fome. Pois passaram a existir pesados impostos. A multidão via em Jesus a pessoa indicada para dar uma resposta a situação que viviam. Como cercavam a Jesus uma multidão Jesus usou uma estratégia para ser ouvido e melhor entendido. No discurso da montanha as bem aventurança Jesus estava em uma posição elevada via a multidão e a multidão se assentava na relva como o texto nos apresenta.

 

Significado da multidão em pé e Jesus sentado

Quanto a questão do lago, a estratégia de Jesus é outra. Entra no barco se afasta um pouco e a multidão permanece na praia ouvindo Jesus e tendo a possibilidade de observá-lo durante o discurso das Parábolas do Reino.

Podemos entender que a multidão permanecendo em pé ouvindo o discurso as 7 parábolas de Jesus que falam do Reino Deus. Nestas Parábolas Jesus expões os diferentes aspectos do Reino de Deus, o mistério que ele encerra e suas vicissitudes. O estar de Pé significa a disposição da dos que entende e aceitam o que as Parábolas dizem, de saírem e proclamarem o Reino de Deus.

 

Jesus sentado na barca

Assim que a posição de Jesus, sentado na barca torna possível que a multidão o veja, e o balanço do mar não o derrube nas águas.

 

O que acontece com os judeusque o escutavam

Muitos judeus, embora estavam também de pé, eram incrédulos quanto ao discurso de Jesus sobre o Reino de Deus. Como não entenderam, não tiveram coragem de ir anunciar este reino a todos os homens. Permaneceram estáticos na orla do mar da Galileia.