Não é possível dizer com exatidão. Sabemos apenas que Eliseu era mais jovem, que herdou o dom profético do mestre Elias. Tudo o que sabemos desses dois profetas é contado por 1Reis. Poderíamos deduzir que Eliseu era um jovem, enquanto Elias era já uma pessoa idosa, mas é uma mera dedução, sem apoio literário.

A histórica de Elias começa no capítulo 17, enquanto que Eliseu aparece um pouco a frente, em 19,19, onde se narra a vocação do profeta e como ele passa a seguir Elias "em qualidade de servo". É uma passagem muito bonita e que deveria ser recordada quando se lê Jesus que chama seus discípulos. Segue o texto de 1Reis 19,19-19-21:

Partindo dali, Elias encontrou Eliseu filho de Safat trabalhando tom doze juntas de bois diante dele; ele próprio conduzia a duodécima junta. Elias passou perto dele e lançou sobre ele seu manto. Eliseu abandonou seus bois, correu atrás de Elias e disse: "Deixa-me abraçar meu pai e minha mãe, depois te seguirei." Elias respondeu: "Vai e volta; pois que te fiz eu?" Eliseu afastou-se de Elias e, tomando a junta de bois, a imolou. Serviu-se da lenha do arado para cozinhar a carne e deu-a ao pessoal para comer. Depois levantou-se e seguiu Elias na qualidade de servo.