Do ponto de vista bíblico, podemos tomar a passagem de Paulo aos Efésios (1,4-5) para explicar esse tema:

Nele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e rrepreensíveis diante dele no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo, conforme o beneplácito da sua vontade.

Para a B[íblia, destino não significa que somos condenados a viver de um jeito ou outro, que teremos tal fim, que morreremos em um dia já fixado. Existe sim destino, mas entendido como meta a ser alcançada. É a mesma coisa se usássemos a metáfora de uma viagem. O destino da nossa viagem é Brasília! Para a Bíblia, o destino da nossa vida é sermos santos, pois somos filhos de Deus. Como se chega a Brasília é indiferente: a pé, de carro, ônibus, avião... O que importa é ter clara a meta. Também a santidade é assim: é a meta da nossa vida! Podemos vivê-la como consagrados, como empregados, como ministro em alguma igreja, morrendo centenário, ou depois de uma vida breve...

Nunca pense que nossa vida já está escrita e que a nossa passagem por aqui é apenas algo que está já traçado por Deus. Pensar assim seria um pecado muito grande, pois ignora toda a natureza divina: Deus nos propõe uma estrada e nós somos completamente livres de aceitá-la ou não; o maior dom de Deus é a liberdade. Se já tivessemos um destino traçado, esse aspecto da liberdade seria falso.

Portanto, entenda "predestinação" como uma proposta de divina, um apelo à santidade, a uma vida realizada. Cabe a nós decidir se aceitar ou não e também cabe a nós ver no nosso próprio mundo como realizamos essa proposta, sempre conscientes de que seguir tal apelo, tal vocação, é a única maneira de sermos completamente realizados, pois nosso coração não repousa em paz senão em Deus.