Olá Rui Oliveira do Porto - Portugal

Esta história de Abrão e Sara, que não possuíam filhos e Abraão tem um filho com a serva Agar, egipciana, que o chamou de Ismael, com certeza já lemos no livro do Gênesis 16 e seguintes ou escutamos em pregações e explicações sobre tal acontecimento.

A pergunta é: em que moldes foi expulso Ismael do acampamento:

Devido a problemas que Sara teve com esta sua serva Agar e as humilhações sofridas por ela. Sara vai a Abraão e exige que Abraão expulsa Ismael e Agar do acampamento.

Sara vê as duas crianças brincarem, mas ordena a Abraão expulsa esta mulher e seu filho para que ele não se torne herdeiro com meu filho Isaac.

Sem saída, Abraão acaba atendendo ao pedido de Sara para evitar que o pior aconteça e coloca Ismael para correr, assim como Agar. A Bíblia assim descreve em Gênesis 21,14:

Abraão levantou-se cedo, tomou pão e um odre de água que deu a Agar: colocou a criança sobre os ombros e depois mandou embora.” (Gên 21,14) Bíblia de Jerusalém.

A atitude extrema de Abraão, porém, não agrada a Deus. Assim que Deus concede a Ismael filho de sua serva, tornar-se uma grande nação, pois ele é da raça de Abraão.