Olá Sandrina de Maricá - RJ!

Sua pergunta não tem nada a ver com os propósitos das respostas do portal abiblia. Que são respostas bíblicas. Sua pergunta foge aos nossos propósitos. Entretanto em consideração, ao seu interesse pela bíblia, dou algumas indicações como resposta.

Normalmente, encontramos nas Igreja velários onde as pessoas que fazem promessas em acender velas, utilizam este ambiente para acender velas e pagar promessas.

Entretanto devido a tantos incidentes com o fogo, de altares queimados de Igrejas etc., atualmente não existe permissão do Corpo de Bombeiros, da existência de velários no interior da Igreja. Entretanto onde as pessoas tem este costume de promessas em acender velas as Igrejas providenciaram um lugar na parte externa da Igreja ao lado da entrada para esta devoção e pratica. Assim pude observar em muitas Igreja, na Igreja do Rosário no centro de Porto Alegre, existe ao lado da Igreja se passa por uma porta lateral, existe um enorme velário onde as pessoas colocam e queimam as velas de suas promessas, são milhares de velas. Na Catedral de Passo Fundo, antes de entrar na Igreja existe o velário, sempre com muitas velas queimando. Os santuários onde as pessoas vão pagar promessas da mesma forma antes de entrar no santuário existe o velário na parte externa. No santuário de Fátima em Portugal existe na parte externa do Santuário um enorme velário onde a cada dia são queimadas milhares de velas.

Também os velários colocados no exterior ajudam a não fixar a fuligem das velas na parede da Igreja.

Assim acender velas para as almas nestes velarios nas entradas da Igreja Não trazem nenhum problema sendo o melhor jeito para isto.

Nos cemitérios na entrada onde existe a cruz das almas, é o lugar em que as pessoas acendem velas. Não existe restrições.

Na foto: Pagando promessa em Fátima - Portugal no velario do Santuário na parte externa.