Bastante surpreendente a sua pergunta, pois esse versículo de Paulo não contempla nenhum problema de crítica textual, nenhuma dúvida sobre sua originalidade; saiu mesmo da pena do apóstolo. E também é muito pouco provável a sua suposição de uma "interpolação católica tardia". Não há textos acrescentados na Bíblia assim tão tardios, para falar de "católico" ou "não católico", visto que a primeira grande divisão da igreja aconteceu somente em 867, o grande sisma, e é mesmo insensado pensar que houve uma interpolação, algo acrescentado à Bíblia em um período tão tardio. Até então, a igreja, apesar das doutrinas às vezes controversas, não era dividida e podemos falar de uma estrada feita juntos. O grande sisma marcou a separação do ocidente com o oriente e, no século XVI, com Lutero, tivemos a outra grande divisão, dessa vez no seio da igreja do ocidente, com o nascimento do protestantismo.

 

A divindade de Jesus

Não creio ser apenas os católicos aqueles que afirmam a divindade de Jesus: trata-se de uma certeza dentro de todas as igrejas tradicionais desde sempre. Houve, no curso da história, algumas heresias que questionaram a humanidade de Cristo, mas não a sua divindade.

É verdade que Paulo raramente atribuiu a Jesus o título de "Deus", embora o encontramos também em Tito 2,13, onde Jesus é chamado de "Deus e Salvador". Essa particularidade de Paulo se explica pelo fato que encara as pessoas divinas no âmbito de suas funções na história da salvação e não no plano abstrato de suas naturezas. Por isso, reserva ao Pai o título de "Deus", como vemos em Romanos 15,6. A aparente subordinação de Cristo ao Pai é devida à centralidade do pensamento do Paulo no Cristo histórico, na sua realidade concreta de Deus feito homem.

Paulo vê em Cristo o verdadeiro Deus. Isso é confirmado pelo título que o apóstolo usa para caracterizar o Cristo ressuscitado, ou seja, Kyrios, Senhor. Esse é o título divino atribuído a Iahweh no Antigo Testamento.

O que precisamos concluir é que para Paulo Jesus é uma das três pessoas que aparecem associadas entre si nas fórmulas trinitárias que usa, como em 2Coríntios 13,13.