Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara, SP!

Encontramos referências aos7 povos em: Dt 7, 1-2; At 13, 19 e Js 3, 10

Vejamos um dos textos em Js 3, 10:

“Quando o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o Senhor, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas”... “ e havendo destruído sete nações na terra Canaã, deu-lhes essa terra por herança”... “Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que de todo lançará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus”.

 

A origem genealógica dos 7 povos que Josué conquistou

Os cananeus foram os primeiros moradores da terra prometida antes de Israel chegar. Eles deram origem a estes 7 povos em suas divisões territoriais.

Habitavam na região próxima ao Grande Mar (Mar Mediterrâneo) até o Norte, por isso também eram chamados de Siro-Fenícios. Nos tempos do AT, a Fenícia era chamada de Canaã (Hebr.: Kena‘an), e seus habitantes

Cananeus (Hebr.: Kna‘aniy), que significa ‘comerciantes’, ‘mascates’; e assim como um comerciante zela pelas suas mercadorias para que não sejam roubadas e para que ele não tenha prejuízo financeiro com elas, nós podemos estender seu significado para ‘zeloso’. Em grego, a Fenícia é chamada Phoiník�?, Φοινίκη, ‘terra das palmeiras’.