Olá Paulo Sérgio de Lima de Foz do Iguaçu - Pr

A partir do Concilio Vaticano II, marco importante na Igreja Católica, os leigos foram convocados pela Igreja a participarem nas celebrações, seja como diáconos, Ministros da Eucaristia os Ministros da Palavra etc. Tornou-se comum nas pequenas comunidades onde os sacerdotes celebram algumas vezes por ano, que a comunidades se reúnam no domingo para celebrar o culto dominical. Possivelmente um diácono, ou Ministro da Eucaristia dirigem o culto. O culto dominical na sua primeira parte utiliza a liturgia da palavra dominical, a mesma que o sacerdote utiliza na celebração da Missa.

As leituras da palavra de Deus seguem o calendário litúrgico dominical tanto na missa como no culto. Não existem nenhuma omissão de normas ou orientações se a leitura da palavra de Deus é lida no lecionário dominical nas celebrações do culto.

A partir disto, não veja nenhum empecilho que as comunidades que celebram o culto dominical utilizem na liturgia da palavra o Evangeliário, que é muito mais prático, fácil de se encontrar os textos bíblicos escolhidos para o domingo e além disto possuem letras maiores e bem definidas facilitando a leitura. Para isto as comunidades tem o diácono ou ministro da eucaristia ou da palavra que proclamam as leituras e fazem depois disto uma explicação.

Observação: Não estaria de bom tom, que no culto dominical o ministro da palavra que lê o evangelho, no ambão da palavra de Deus  utilizasse o folheto do culto. Em contra partida ler os textos bíblicos no Evangeliário, ou Lecionário dominical, mostraria a importância que damos a palavra de Deus.

Lembro ainda que as comunidades do interior sem sacerdote evoluíram neste aspecto. Primeiramente se rezava o terço, geralmente dirigido por alguém muito dedicado a comunidade. Hoje a celebração do culto dominical, inclui a leitura e explicação da palavra de Deus, para que sirva de orientação para a semana.