Os gaditas representam uma das tribos de Israel, são os descendentes de Gad que é o sétimo filho de Jacó, que ele teve com a escrava de Lia, Zilpa. A essa tribo, como se pode ver na foto abaixo, coube o território que está imediatamente para lá do Rio Jordão, na atual Jordânia. Portanto, são habitantes de Israel, como todos os outros israelitas. A região deles, no tempo de Jeremias, como vemos em 1Crônicas 49,1, era ocupada pelos Amonitas.

Eles são famosos por serem valentes soldados. Isso já se deduz já da bênção que o pai dá Gad: “tropas inimigas perseguirão Gad, mas ele guerreia contra elas e as fustiga” (Gênesis 49,19).

Em Deuteronômio é interessante notar a menção a Gad que faz Moisés na famosa bênção sobre o povo do capítulo 33,20-21:

Sobre Gad ele diz: Abençoado aquele que amplia Gad. Ele se agacha como leoa, destroçando braços e crânio. Ele escolheu para si os primeiros frutos, a parte reservada ao chefe. Tornou-se chefe do povo, executando a justiça de Javé e suas normas sobre Israel.

A passagem mais famosa é a de 1Crônicas 5, onde nos versículos 11-22 fala sobre Gad e sublinha o quanto eram valentes, submetendo os inimigos. A bravura deles é explicada por que “Deus lhes veio em auxílio contra os inimigos e... caíram em seu poder, pois eles haviam invocado a Deus no combate e foram atendidos por terem posto nele a sua confiança” (1Cr 5,20).

Em relação aos “valentes de Davi”, é uma expressão que encontramos em 2Samuel 23,8 seguintes e 1Crônicas 11,10 seguintes. Nessas passagens não são mencionados explicitamente os descendentes de Gad, mas aparece um grupo de “Três” ou “Trinta” bastante difícil de identificar: (Isbaal (2Sm) ou Jesbaam (1Cr), Eleazar e Abisaí.