Matusalém, um personagem que aparece no primeiro livro da Bíblia, é tido como a pessoa que viveu mais anos na história da humanidade. Conforme Gênesis 5,27, ele morreu com 969 anos de idade:

Quando Matulasém completou 187 anos, gerou Lamec. Depois do nascimento de Lamec, Matusalém viveu 782 anos, e gerou filhos e filhas. Toda a duração da vida de Matusalém foi de 969 anos, depois morreu (Gênesis 5,25-27)

Outras informações sobre Matusalém, que podemos ver na Bíblia, indicam que ele é descendente do terceiro filho de Adão e Eva, Set. O seu pai foi Enoque, seu filho Lamec e seu neto foi Noé, que construirá a Arca que salva a humanidade do Dilúvio.

 

Por que viveu tantos anos?

Essa é, no fundo, a pergunta que atrae a nossa atenção sobre esse personagem bíblico.

Se lemos o início da Bíblia até a história do Dilúvio, que começa a ser contata em Gênesis 6,5, percebemos que Matusalém não é o único que viveu tantos anos; até essa grande enchente, todos viviam muitos anos. Isso nos leva a pensar em uma mensagem que poderia estar por trás desse recurso literário. O dilúvio é o uma nova criação, pois o mal havia se espalhado pela terra e era necessário recomeçar. A criação ideal fazia com que a humanidade vivesse tranquilamente, sem conflitos e com uma vida longa. O mal, aos poucos, logora a vida e as pessoas vivem menos. Não há diferença de tempo, não há diferença de anos (veja aqui)

Do ponto de vista histórico, é provável que as pessoas, antes do dilúvio, vivessem os mesmos anos que vivemos nós hoje ou até mesmo menos, pois sabemos que a média da idade das pessoas aumentou nas últimas décadas. Esse modo de narrar e dizer que personagens como Matusalém viveram tantos anos é simplesmente um recurso literário que transmite a mensagem da vida ideal. Mesmo fora da Bíblia, conta-se que reis costumavam viver muitos anos. Isso é, repetindo, uma construção literária, que traz consigo uma mensagem seja de importância da pessoa que da presença de Deus na sua história.

 

Idade avançada na Bíblia

Além dos 969 anos de Matusalém, segundo Gênesis 5,27, Adão teria vivido 930 anos (Gênesis 5,5). Além dele, na história bíblica os primeiros personagens, de Adão até Noé,  viveram entre 969 e 365 anos. Depois, até Abraão, viveram entre 600 e 180 anos. De Abraão a Josué a duração média de idade é de 180 a 110 anos. Mas também mais tarde, Ioiada, por exemplo, morre com 130 anos (2Crônicas 24,15).

Paralelo a esses dados, em Salmos 90,10 se fala que a vida dura entre 70-80 anos. Isaías, em 65,20.22, diz que no tempo salvífico, a vida será de 100 anos.