Olá Julia Candiotto Fernandes de Cocal do Sul - SC

Estas são duas perguntas com muitas controvérsias e compreensões, entre católicos e evangélicos. Não vamos querer abrir aqui uma discussão. Uma porque não vamos resolver o problema e outra não encontraremos uma resposta satisfatória. No passado Teólogos, seja católicos ou evangélicos trataram ao infinito esta questão.

O que coloco são algumas considerações, creio que já ouvistes muito a respeito de assunto. O que os católicos e evangélicos admitem a respeito do assunto.

Você aceitará a resposta que sua comunidade religiosa entende segundo a compreensão teológica que possuem.

Concluindo:

Quanto a primeira pergunta: Jesus teve irmãos.

Compreensão católica:

Jesus é o filho único de Deus Pai, não teve irmãos carnais.

Compreensão evangélica:

A partir do texto de Marcos, 3,3: “E, percorrendo um olhar aos que estavam sentados ao seu redor, disse: Eis a minha Mãe e os meus irmãos.” (Marcos 3,4) Bíblia e Jerusalém. Entendem por está passagem que Jesus teve outros irmãos de sangue.

Quanto a segunda pergunta:

Para os católicos:

Maria não morreu, apenas dormiu. No lugar chamado cenáculo Maria reunida com os apóstolos adormeceu e foi levada até uma gruta no lugar chamado Gethsemani, onde foi sepultada e em seguida foi assunta aos céus, pelos anjos.

Para os evangélicos:

Maria era uma mulher como as outras, portanto morreu, e mesmo na Bíblia não se encontra referência dela ter sido elevada aos céus. Não existem privilégios para Maria por ter sido a mãe de Jesus.

Deixo a você leitora conforme ao grupo religioso ao qual pertences escolher qual a interpretação teológica dadas a estas duas realidade que envolve a Mãe de Jesus.