Olá Enoch Afonso de Souza de Vila Velha - ES!

Respondendo sua pergunta comecemos com a leitura do versículo bíblico de 2 Reis 2,11:

E aconteceu que enquanto andavam e conversavam, eis que um carro de fogo e cavalos e fogo os separavam um do outro, e Elias subiu ao céu no turbilhão” Bíblia de Jerusalém.

Considerando somente o que o texto escreve, ele fala em turbilhão, nada mais. Assim não se cogita em carro de fogo que tenha transportado Elias aos céus. Olhando os diversos comentários desta passagem os estudiosos interpretam deste modo:

Joseph Benson explica e Comenta:

“Uma nuvem brilhante e resplandecente, talvez lançada na forma de uma carruagem e cavalos, pelos anjos que entraram nela; ou melhor, como alguns pensam, os próprios anjos aparecendo nesta forma. As almas de todos os fiéis são transportadas por uma guarda invisível dos anjos para o seio de Abraão. Elias, porém, carregando seu corpo com ele, este guarda celestial apareceu visivelmente: não em forma humana, embora pudessem carregá-lo em seus braços; mas na forma de uma carruagem e cavalos, para que ele cavalgasse no estado, cavalgasse em triunfo, como um príncipe, como um conquistador. Veja a disponibilidade dos anjos para fazer a vontade de Deus, mesmo nos serviços mais medíocres, para os herdeiros da salvação! Assim, aquele que havia queimado com santo zelo por Deus e sua honra, agora era transportado em fogo para sua presença imediata.” (Joseph Benson.)

Penso que esta explicação é a que mais tenha credito, muitos comentaristas assim interpretam. De fato a primeira vista se imagina que este carro de fogo leva Elias aos céus. As imagens que retratam esta passagem bíblica da mesma forma pintam o fato com carro de fogo.